O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 18 de outubro de 2024
TRADIÇÃO

Conheça o “paraíso das jabuticabas” a pouco mais de 36km de Goiânia

Local se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e promete mais do que uma simples colheita do fruto

Postado em 18 de outubro de 2024 por Thais Aires
Jabuticabas de Hidrolândia (Foto: Emater)

A poucos quilômetros de Goiânia, uma fazenda esconde um segredo doce e inusitado, que só é revelado a quem percorre as estradas de Hidrolândia. Ali, em meio à vegetação típica do Cerrado, a Fazenda Jabuticabal, localizada na GO-319, a cerca de 36 km de Goiânia, se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e promete mais do que uma simples colheita do fruto.

O local é conhecido por suas criações culinárias inusitadas, como a tradicional geleia caseira, que ganha versões diferenciadas, como o patê de pimenta com jabuticaba. As criações conquistam tanto moradores quanto visitantes.

Dentro da propriedade, a doceria La Choc se destaca por suas adaptações do clássico brigadeiro, agora com o toque especial da fruta. Com preços acessíveis, as delícias da loja atraem quem busca uma experiência gastronômica diferente, com unidades que começam a partir de R$ 1,50.

Para os amantes de uma boa refeição, a hamburgueria Dona Maria oferece opções gourmetizadas dos sanduíches, mas com ingredientes tradicionais com a geleia produzida ali mesmo, na fazenda.

Além das opções mais robustas, há quem prefira algo mais leve. No café ao ar livre da fazenda, croissants recheados com presunto, queijo e molho de jabuticaba são o destaque.

No quesito bebidas, as opções também surpreendem. Soda italiana e cappuccino gelado ganham o toque especial da jabuticaba, mas o sorvete e o milkshake com o sabor da fruta são os preferidos dos visitantes, especialmente nos dias mais quentes. E, para os amantes de vinhos, a fazenda oferece uma opção que promete agradar: vinhos com toque da jabuticaba.

A Fazenda Jabuticabal não se resume apenas à gastronomia. O espaço oferece uma experiência completa para quem busca se reconectar com a natureza e relaxar. Com uma vasta área verde, a fazenda oferece trilhas leves que permitem explorar o ambiente cercado de árvores nativas e, claro, dos imponentes pés de jabuticaba. Durante a safra, os visitantes podem colher o fruto diretamente dos galhos, uma experiência livre tanto para crianças quanto para os adultos.

Espalhadas pela propriedade, redes convidam os visitantes a relaxar à sombra das árvores, enquanto mesas de piquenique ao ar livre são ideais para uma pausa tranquila. A fazenda também oferece passeios que permitem aproveitar as belas paisagens do local, incluindo a visita a um pequeno lago que fica dentro da propriedade, onde os visitantes podem descansar e apreciar a tranquilidade da natureza.

A lojinha de produtos artesanais é um ponto de parada obrigatório para quem deseja levar um pedaço da experiência para casa. Ali, os visitantes encontram geleias, licores e vinhos feitos com jabuticaba, além de artesanatos locais. Os produtos são muito procurados por turistas que querem estender o sabor da fazenda para além da visita.

Foto: Vinicius Schmdit/Metrópoles

Cultivo da Jabuticaba de Hidrolândia

Hidrolândia é polo da produção da fruta em Goiás e recebe turistas de vários lugares do país. De acordo com um levantamento feito pela Emater, o município conta com 128 pomares e 250 produtores cadastrados.

A área total plantada corresponde a 254 hectares, com mais de 64 mil pés, o que gera uma produção anual de em média 6 mil toneladas.

A cidade é conhecida mundialmente pela cultura de jabuticabeiras, e essa atividade turística gera trabalho e renda para o município. Entre os meses de setembro e novembro, recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior a procura da jabuticaba e seus derivados.

No município, a Emater Goiás acompanha de perto produtores de jabuticabas, dando orientações por meio dos serviços assistência técnica e extensão rural da instituição. Desta forma, coleta e armazena dados com finalidades técnicas para fortalecer o trabalho de produtores rurais da cidade, que encontraram no fruto sua principal fonte de renda.

 

 

 

 

Leia também: Emater Goiás intensifica pesquisa para identificar espécies de jabuticaba em Hidrolândia

Veja também