O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 24 de novembro de 2024
PETS

Estudo confirma qual é a Raça de Cachorro mais inteligente do mundo (e não é a que você está pensando)

Os testes avaliaram a habilidade dos animais em resolver problemas, controlar impulsos, interpretar gestos, imitar ações, memória e lógica

Postado em 18 de outubro de 2024 por Thais Aires

Um estudo realizado por pesquisadoras da Universidade de Helsinque, na Finlândia, e publicado na revista científica Scientific Reports, revelou que a raça de cachorro mais inteligente do mundo é o Pastor-Belga-Malinois, contrariando o que é apresentado no livro “A Inteligência dos Cães”, que apontava o Border Collie como a raça mais inteligente.

Pastor Belga Malinois

Avaliar a inteligência dos animais é uma tarefa complexa, pois existem diferentes tipos de inteligência, mesmo entre os cães. Para representar uma variedade de habilidades cognitivas, o estudo submeteu mais de mil cães ao teste de cognição “smartDOG”, que analisou diversos aspectos: habilidade e estratégia de resolução de problemas, controle de impulsos, capacidade de ler gestos humanos, habilidade de copiar comportamento humano, memória e raciocínio lógico.

“A maioria das raças tinha seus próprios pontos fortes e fracos”, explicou Saara Junttila, autora do estudo e pesquisadora PhD em cognição canina na Universidade de Helsinque, em entrevista ao jornal britânico The Telegraph. “Por exemplo, o Labrador Retriever era muito bom em ler gestos humanos, mas não tão bom na capacidade de resolver problemas espaciais. Algumas raças, como o Shetland Sheepdog, obtiveram pontuações bastante equilibradas em quase todos os testes”, acrescentou.

Entre os cães participantes estavam os Border Collies, que tiveram um bom desempenho na maioria dos testes. No entanto, foram superados por 9 pontos pelo Pastor-Belga-Malinois, que obteve 35 de 39 pontos possíveis durante os testes de cognição. Essa raça, amplamente utilizada em trabalhos de segurança, se destaca por sua afinidade para farejar e identificar alvos, habilidades que parecem estar ligadas a sua excepcional capacidade de resolver problemas.

O Pastor-Belga-Malinois apresentou o melhor desempenho em condições de teste que envolviam interpretar gestos humanos e uma tarefa chamada “desvio em V”, que avalia a habilidade de resolver problemas enquanto navegam em um ambiente. Porém, apesar de serem os vencedores gerais, também mostraram algumas fraquezas.

Junto com o Pastor Alemão, o Malinois teve uma das pontuações mais baixas no teste do cilindro, onde os cães precisam inibir o impulso de pegar uma guloseima diretamente e, em vez disso, acessar o objeto por uma rota alternativa ao redor de um cilindro transparente.

O teste do cilindro desafia o controle inibitório, pois os cães devem resistir ao impulso de ir direto e usar sua percepção espacial para encontrar uma rota indireta. O desempenho inferior dos Malinois pode estar relacionado à sua função como cães de trabalho, uma vez que cães de segurança necessitam de alta capacidade de resposta, muitas vezes associada a um menor controle inibitório.

Os pesquisadores concluíram que a função da raça pode explicar algumas forças cognitivas específicas, como cães pastores e retrievers que pontuaram alto em tarefas relacionadas ao comportamento dirigido a humanos. No entanto, isso não esclarece todas as diferenças entre as raças, já que algumas pontuações foram inesperadas, como a do Lapphund finlandês, que teve baixo desempenho na tarefa de seguir ordens humanas, apesar de ser um cão pastor.

Apesar de algumas limitações, como o fato de que os cães testados não são representativos de toda a população canina, os pesquisadores acreditam que o estudo oferece uma visão mais completa sobre o comportamento típico das diferentes raças de cães.

Pastor Belga Malinois no Brasil

O Pastor Belga Malinois vem ganhando um espaço imenso no Brasil. Utilizado especialmente pelas forças policiais, esse cachorro se destaca por ser obediente, facilmente educado e muito leal à sua família. Criado no século XIII na Bélgica, sua função inicial era a de pastoreio, mas com o passar dos anos, foi se destacando também como exímio cão de guarda.

É uma raça muito popular no país, sendo utilizada principalmente pelas forças policiais e como cão de guarda em propriedades privadas.

O Pastor Belga Malinois é um cão de grande porte, forte, musculoso e muito enérgico. É também muito inteligente, obediente, fácil de treinar e leal à família

 

 

 

 

 

Leia também: Conheça 10 raças de cães que vivem por mais tempo

 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também