O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 22 de novembro de 2024
PublicidadePublicidade
Produção audiovisual

‘Causos da Madrugada’: série de terror goiana revive lendas e folclores da região

Inspirada em uma história de quadrinhos, a série explora mitos esquecidos como o da fantasma Rita Pó, de Catalão

Postado em 30 de outubro de 2024 por Letícia Leite
O projeto celebra a cultura goiana, recuperando lendas urbanas que têm potencial para atrair atenção não apenas do público local, mas também no cenário nacional. Foto: Eric Dourado e Artur Borges.

Com a aproximação do Halloween, o clima de mistério e terror ganha força, e é nesse cenário que mergulha a nova e inédita série goiana: ‘Causos da Madrugada’. Uma adaptação da HQ, de mesmo nome, criada pelo quadrinista Yuro, revisita lendas da cidade de Catalão. Essas narrativas, embora desconhecidas por muitos, representam um verdadeiro tesouro do folclore local, como a fantasma Rita Pó, que perambula pelas ruas da cidade desde tempos antigos. 

Segundo o diretor e roteirista Éder dos Santos (38), o projeto celebra a cultura goiana, recuperando lendas urbanas que têm potencial para atrair atenção não apenas do público local, mas também no cenário nacional. Ele conta que a ideia de adaptar a HQ para a televisão veio da atriz e produtora cultural Amanda Mushroom, junto com o diretor de teatro Thiago Santana. 

“As pessoas gostam de se ver representadas. A série vai mostrar lugares, sotaques e histórias que fazem parte da vivência de quem mora aqui”, ressalta Éder. 

Terror goiano

Rita Pó, o mito central da série, é uma figura sombria e enigmática. Dizem que ela foi uma noiva abandonada no altar, cujo destino trágico a condenou a vagar pelas ruas de Catalão em busca de vingança. Em Causos da Madrugada, a lenda ganha vida por meio de um grupo de adolescentes que tenta desvendar os mistérios e os segredos que envolvem esse fantasma, misturando terror com suspense e momentos cômicos. A série é financiada pela Lei Paulo Gustavo do Estado de Goiás 

Enquanto o gênero de terror já é amplamente estabelecido no cinema internacional, em Goiás ele ainda está em processo de crescimento. “Temos visto um aumento na produção de filmes e séries de terror aqui no Estado. Isso se deve em grande parte ao crescimento da indústria audiovisual goiana como um todo, que tem se organizado para garantir investimentos e melhores condições para os profissionais. Mas temos um longo caminho para que nossas produções sejam mais reconhecidas e acessíveis ao público local”, conclui. 

HQ na tela

Yuro, criador da história em quadrinhos que serviu de inspiração para a série, possui uma conexão especial com Catalão. “Eu cresci ouvindo essas histórias. Causos chamou tanta atenção na região que agora está sendo adaptada, e também me permitiu conseguir trabalhos como quadrinista para editoras de HQs no Brasil EUA e Europa¨. Fico feliz de ver o quanto as pessoas se interessaram por essas lendas e como isso vai ajudar a dar mais visibilidade ao nosso folclore”, reflete Yuro, que também é ilustrador e designer gráfico.

Em 2018, uma ex-professora de artes fez um convite a Yuro para criar algumas obras relacionadas a Catalão, que foram exibidas no museu local. A recepção do público estimulou o artista a lançar o projeto ‘Causos da Madrugada’, em 2020. 

“As artes eram ilustrações, num estilo de gibi antigo, das lendas e histórias da cidade, como Rita Pó, Antero e Anhanguera. As ilustrações eram inspiradas no estilo de capas de HQs dos anos 50, 60 e 70.Mas eu percebi que algumas pessoas tinham curiosidade para ler, a partir disso senti vontade de criar¨.

Assim como a série, a HQ combina mistério com humor, sendo projetada para ser apropriada para o público infanto-juvenil. Yuro acredita que essa abordagem leve foi crucial para despertar o interesse entre diferentes idades. “Eu sempre fui fã de quadrinhos e histórias que equilibram o medo com o humor. Acredito que essa combinação vai agradar tanto aos jovens quanto aos adultos”, afirma.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também