3º edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia traz exibição de filmes goianos e internacionais
Programação do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF) é gratuita, e ainda conta com oficinas formativas
Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema, dos dias 3 a 8 de dezembro acontece a 3º edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia (GIFF), no Cine Ritz, na UEG Unidade Goiânia – Campus Laranjeiras e no Centro Cultural UFG. Além da divulgação da lista de filmes que compõem as mostras competitivas e não competitivas deste ano, o festival anunciou que as inscrições para as oficinas de formação estão abertas, e podem ser realizadas até o dia 14 de novembro.
A programação de abertura será marcada pela exibição do filme ‘O Clube das Mulheres de Negócios’, dirigido por Anna Muylaert, às 19h, no Cine Ritz. A sessão contará com a presença da cineasta e das atrizes Maria Bopp e Grace Gianoukas, que abordarão as questões de gênero discutidas no longa.
A cineasta Muylaert destaca a importância do longa: “É um filme que vem causando comoção nos festivais ao retratar de forma invertida os padrões do patriarcado”.
Durante o evento, o público poderá conferir filmes em mostras competitivas, como a Mostra Origens, voltada a produções goianas e nacionais que exploram temas de história e identidade.
Outra sessão, a Mostra Ruptura, será focada em filmes com abordagens visuais inovadoras e narrativas experimentais. Para avaliar as produções, o júri será composto por profissionais renomados do cinema brasileiro: o produtor Raphael Gustavo, o cineasta Benedito Ferreira e a roteirista Julia Katharine.
Além das mostras competitivas, o GIFF apresentará sessões não competitivas voltadas para acessibilidade, como a Mostra Acessibilidade, que oferece recursos de closed caption, audiodescrição e Libras. A programação também inclui o Giffinho, sessão destinada ao público infantil, reforçando o compromisso do festival com a inclusão e diversidade.
“O festival é um espaço de valorização para cineastas independentes de Goiás e de outras partes do Brasil e do mundo, oferecendo exibições gratuitas e acessíveis a pessoas de todas as idades, além de oportunidades de formação em áreas específicas do cinema. Toda a comunidade é bem-vinda em toda a programação, que será divulgada em breve”, destaca Geórgia Cinara, diretora artística do festival.
Oficinas formativas
Outro destaque da programação são as oficinas gratuitas de cinema, com inscrições abertas até o dia 14 de novembro no site oficial do festival. As atividades formativas ocorrerão entre os dias 4 e 6 de dezembro na UEG e no Centro Cultural da UFG.
Com profissionais renomados como Alex Fróes, designer especializado em edição, o diretor de fotografia Larry Machado e o professor Victor Guimarães, da Universidade Federal de Minas Gerais, as oficinas cobrirão temas como edição de vídeo, direção de fotografia e curadoria. Para mais informações e inscrições nas oficinas, os interessados podem acessar o site do festival: (giff.art.br).
SERVIÇO
3º edição do Festival Internacional de Cinema de Goiânia
Quando: 3 a 8 de dezembro
Onde: R. 8, Nº 501, St. Central – Goiânia; Rua Prof. Alfredo de Castro, Nº 9175, Parque das Laranjeiras – Goiânia; Q. 71 – Av. Universitária, Nº 1533, Setor Leste Universitário – Goiânia
Entrada gratuita