Eleições Americanas 2024: urnas, Estados-Pêndulo e a apuração prolongada
Resultados da eleição americana são divulgados em momentos diferentes devido a regras estaduais diversas
Nesta terça-feira (5), os deputados dos Estados Unidos votaram para definir o próximo presidente. A votação se estende por todo o país, que contém cinco fusos horários distintos. O processo de apuração ocorre em horários variados em cada região, o que impacta o ritmo de divulgação dos resultados.
A contagem dos votos é influenciada por regras próprias em cada Estado. Diferentemente do Brasil, o processo completo pode demorar dias para finalizar. Nas regiões chamadas de “Estados-pêndulo”, que são determinantes para o resultado, a votação termina entre 19h e 22h no horário leste dos Estados Unidos (equivalente a 21h e meia-noite no horário de Brasília). Esses locais são conhecidos por oscilarem entre os partidos Democrata e Republicano nas eleições.
Os resultados começam a aparecer horas após o encerramento das urnas. O número elevado de votos enviados pelos correios, a partir de setembro, também influencia a contagem. Este cenário é comum, mas, com a disputa acirrada, a projeção é de que o tempo para apurar todos os votos seja ainda maior.
Cada Estado conta com uma legislação específica sobre como processar os votos, o que afeta o tempo de apuração. A Georgia, por exemplo, fecha suas urnas às 21h e libera os primeiros resultados cerca de 30 minutos depois. Em 2020, o Estado demorou duas semanas para anunciar o vencedor. A Carolina do Norte fecha às 21h30min e divulga os primeiros números entre 22h e 23h30min, também por conta da alta participação na votação antecipada. O prazo para definir o ganhador, em 2020, foi de dez dias.
Leia mais: Kamala Harris e Donald Trump empatam na 1ª urna apurada da eleição dos EUA em Dixville Notch
Na Pensilvânia, a apuração dos votos é considerada complexa e as urnas fecham às 22h, com os primeiros resultados surgindo logo em seguida. Em 2020, a contagem durou quatro dias. O Estado de Michigan tem dois horários: as urnas fecham às 22h e 23h, dependendo da região, e os primeiros resultados saem dentro de algumas horas. Wisconsin fecha a votação às 23h e costuma divulgar os números finais no dia seguinte.
No Arizona, o processo também envolve burocracias relacionadas ao voto por correio e consultas em áreas como Phoenix, o que pode atrasar a apuração. Suas urnas fecham às 23h e os primeiros resultados aparecem por volta da meia-noite. Nevada, outro Estado-pêndulo, encerra a votação à meia-noite e os primeiros resultados surgem logo em seguida. Em 2020, a conclusão da contagem levou quatro dias.
Nos Estados Unidos, não há um órgão único para centralizar a contagem e divulgar os resultados, como o Tribunal Superior Eleitoral no Brasil. Com isso, a purificação ganha um caráter descentralizado e depende das autoridades locais, com o auxílio de agências de notícias. A Associated Press (AP) é referência e, com uma equipe dedicada, analisa dados históricos, demográficos e pesquisas para organizar as informações. A agência divulga orientação orientada no andamento da apuração, chegando, em alguns benefícios, a antecipar o resultado final antes das autoridades oficiais.
A ausência de um órgão central e a diversidade de leis nos Estados faz da imprensa americana uma fonte crucial para acompanhar a eleição. Enquanto as autoridades locais realizam a contenção, a AP obtém e organiza os dados, apresentando ao público uma análise sobre a situação.