O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 15 de novembro de 2024
Polêmica

Padre mergulha bebê por completo em batismo e causa questionamentos

Embora o batismo seja tradicionalmente associado ao derramamento de água sobre a cabeça do batizando, a maneira como ele é realizado pode variar de paróquia para paróquia

Postado em 12 de novembro de 2024 por Leticia Marielle
Padre mergulha bebê por completo em batismo e causa questionamentos. | Foto:Reprodução/canva

Um vídeo gravado durante um batismo na Paróquia Santa Cruz, no Paraná, gerou bastante discussão nas redes sociais nesta segunda-feira (11). Nas imagens, o padre Maycon, responsável pela cerimônia, mergulha o bebê por completo na pia batismal, um gesto que se distoa das práticas mais comuns, que costumam envolver apenas o derramamento de um pouco de água sobre a testa da criança.

Veja o vídeo aqui!

A cena dividiu opiniões entre os internautas. Muitos questionaram a forma como o batismo foi realizado. “No meu tempo, era só um pouco de água na testa, isso já é demais”, comentou um usuário. Outro internauta fez uma crítica mais ampla sobre o próprio conceito do batismo infantil, perguntando: “Onde está o pecado desse bebê para que tenha sido ‘batizado’?”, refletindo sobre o sentido do rito.

Por outro lado, houve quem defendesse a prática, explicando que o batismo é um sacramento essencial para a Igreja Católica. “Isso é o batismo na igreja CATÓLICA! Batizamos bebês para que eles comecem sua vida cristã. Quando crescerem, farão a Primeira Eucaristia e depois a Crisma, que é a confirmação do batismo”, destacou uma usuária, reiterando a importância do rito.

Embora o ato seja tradicionalmente associado ao derramamento de água sobre a cabeça do batizando, a maneira como ele é realizado pode variar de paróquia para paróquia. Em algumas, como a da Paróquia Santa Cruz, mantém-se a prática mais antiga de imersão completa do bebê na pia batismal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também