Homem burla segurança e grava túmulo de Silvio Santos
“A família não tinha proibido? Achei sem noção”, disse uma internauta
Depois de três meses da morte do apresentador Silvio Santos, um homem burlou a segurança do Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, e registrou imagens do túmulo de Silvio Santos. O túmulo exibe escritos em hebraico, refletindo a origem judaica de Silvio. O apresentador foi enterrado no local no dia 18 de agosto, em uma cerimônia discreta e sem ostentação, conforme os desejos da família.
Túmulo de Silvio Santos
Nos comentários de um perfil que repostou as imagens, o responsável pelo vídeo foi criticado por vários internautas, que lembraram que a família havia solicitado privacidade e que visitas e filmagens eram restritas no local. Um usuário comentou: “A família não tinha proibido? Achei sem noção”. Outro pontuou: “Muito simples”. A postura discreta de Silvio Santos também foi reafirmada durante o enterro, sem grandes homenagens ou velório, de acordo com os costumes do judaísmo.
Seguindo a tradição judaica, o corpo do apresentador foi envolto em um lençol, sem a prática de caixão aberto, considerada desrespeitosa ao falecido segundo os costumes da Congregação Israelita Paulista (CIP), responsável pelo cemitério. No ritual judaico, enfeites, flores e demonstrações externas não são comuns, visando, conforme prega a CIP, “ressaltar a igualdade de todos os seres humanos em sua morada final”.
Ademais, a tradição judaica desencoraja a idolatria e o culto aos mortos. Por esse motivo, o sepultamento de Silvio foi conduzido de forma simples, em linha com os valores e a simbologia cultural judaica.
Indeciso
Luto nos doramas
Nasceu
Família Bezerra
Celebração
Cinema
Política internacional
Adeus