Goiás pode ter sistema de inclusão escolar para crianças com autismo
Proposta tem como objetivo garantir a inclusão, oferecendo as crianças diagnosticadas com TEA um atendimento educacional especializado e adaptado às suas necessidades
O deputado Dr. George de Morais (PDT) apresentou um projeto de lei à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que propõe a implementação do sistema de inclusão escolar baseado na técnica de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) nas escolas públicas goianas.
A proposta tem como objetivo garantir a inclusão de crianças e adolescentes diagnosticados com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo a elas um atendimento educacional especializado e adaptado às suas necessidades.
A técnica ABA, amplamente reconhecida por sua eficácia no desenvolvimento de habilidades sociais, acadêmicas e de comunicação, visa a proporcionar um aprendizado personalizado, baseado em métodos comprovados cientificamente.
Leia mais: Alego discute reserva de vagas em processos seletivos para pessoas sem experiência
Segundo o deputado, a adoção da metodologia ABA nas escolas estaduais representa um avanço significativo para a educação inclusiva, promovendo a integração desses estudantes no ambiente escolar regular.
Além de garantir os direitos das crianças com autismo, a proposta também tem o potencial de transformar a convivência escolar, estimulando valores como empatia, respeito à diversidade e à convivência harmoniosa entre todos os alunos.