Possível caso de gripe aviária em criança é investigado
Desde abril, o CDC registrou pelo menos 53 casos de gripe aviária em humanos em oito estados dos Estados Unidos
O departamento de saúde pública da Califórnia, nos Estados Unidos, está monitorando um possível caso de gripe aviária em uma criança. O caso foi registrado na terça-feira (19), quando a criança, que estava na creche, apresentou sintomas respiratórios leves.
Amostras foram coletadas e enviadas ao Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA para confirmar o diagnóstico. A identidade, idade e gênero da criança não foram divulgados. Os pais informaram que o filho não teve contato com animais infectados, e as autoridades de saúde pública estão investigando se ele pode ter sido exposto a algum pássaro selvagem.
Segundo as autoridades, não há indícios de transmissão local do vírus de pessoa para pessoa. Os cuidadores e familiares da criança também foram testados, mas o vírus não foi detectado. A criança e seus familiares próximos receberam medicação preventiva.
Em um comunicado à imprensa, Tomás Aragón, diretor do Departamento de Saúde Pública da Califórnia e Oficial de Saúde Pública do Estado, tranquilizou a população: “É natural que as pessoas fiquem preocupadas, mas com base nas informações e dados que temos, não acreditamos que a criança tenha contraído a infecção. Além disso, nenhuma transmissão de gripe aviária de humano para humano foi documentada em mais de 15 anos”.
Desde abril, o CDC registrou pelo menos 53 casos de gripe aviária em humanos em oito estados dos Estados Unidos. A maioria dos infectados tinha um perfil semelhante: eram trabalhadores rurais que entraram em contato com animais contaminados. O CDC considera o risco de transmissão da influenza aviária H5 para a população em geral como “baixo”, uma vez que não foram observados casos de transmissão de pessoa para pessoa.
Sintomas da gripe aviária
Os sintomas da gripe aviária são semelhantes aos da gripe comum e geralmente surgem de dois a oito dias após o contato com o vírus. Entre os principais sintomas estão: dor de garganta, febre superior a 38°C, dor no corpo, mal-estar geral, calafrios, fraqueza, dor abdominal, tosse seca, espirros e secreção nasal.