Ucrânia denuncia lançamento de míssil intercontinental pela Rússia em ataque recente
Esse ataque ocorre pouco depois da Ucrânia ter lançado mísseis de longo alcance, como os ATACMS e Storm Shadow, contra alvos dentro da Rússia
Na manhã de quinta-feira (21), a Rússia disparou um míssil balístico intercontinental contra a Ucrânia. Este é o primeiro uso de um míssil desse tipo, com capacidade nuclear e longo alcance, no contexto da guerra que começou em 2022. De acordo com as autoridades ucranianas, o míssil foi lançado da região de Astrakhan, no sul da Rússia, e teve como alvo a cidade de Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, a cerca de 1.000 km de distância.
A Força Aérea ucraniana indicou que o ataque visava instalações industriais e infraestrutura crítica na cidade. O governador regional de Dnipro, Serhiy Lysak, relatou que o impacto danificou uma instalação industrial e causou incêndios, deixando duas pessoas feridas.
Esse ataque ocorre pouco depois da Ucrânia ter lançado mísseis de longo alcance, como os ATACMS e Storm Shadow, contra alvos dentro da Rússia, uma ação que Moscou havia alertado que seria vista como uma escalada significativa. Esses mísseis têm um alcance de até 300 km.
Além do míssil intercontinental, a Rússia também disparou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, sendo que seis deles foram interceptados pelas defesas aéreas ucranianas, segundo o Exército da Ucrânia. Até o momento, a Rússia não comentou oficialmente sobre o lançamento do míssil. Quando questionado sobre o ocorrido, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, declarou que não havia nada a ser dito sobre o assunto.