Estudo revela que brasileiros estão entre os que menos sentem amados
No quesito “se sentir amado”, o Brasil obteve a 27ª posição, com 68% dos respondentes relatando essa sensação
O desejo de ser amado é algo que muitos buscam, mas a satisfação nesse aspecto não é alcançada por todos. A pesquisa Global Happiness 2024, realizada pelo Instituto Ipsos, mostra que os brasileiros estão entre os povos que mais carecem desse sentimento.
O levantamento, realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, envolveu 24.269 pessoas entrevistadas online em 30 países, sendo mil delas no Brasil. Conforme os dados, 68% dos participantes brasileiros afirmam sentir-se amados, colocando o país na 27ª posição nesse critério.
No entanto, o Brasil fica atrás de países como Índia (76%), México (76%) e Tailândia (75%) que estão mais contentes nesse aspecto, enquanto os menos realizados incluem Japão (37%), Coréia do Sul (45%) e Canadá (52%).
Satisfação com vida sexual
Além da análise sobre o amor, o estudo também abordou a satisfação dos entrevistados em relação à vida sexual. Os resultados indicam que 60% dos brasileiros se consideram satisfeitos nesse aspecto.
Esta pontuação coloca o país empatado com a Suécia. Além deles, outras nações com baixa satisfação neste tema incluem Japão (51%), Itália (63%) e Coréia do Sul (63%). Enquanto Colômbia (86%), Índia (84%), Nova Zelândia (82%), México (81%) e Indonésia (81%) lideram a lista.
Amizades
Com relação à satisfação com as amizades, o Brasil observa uma queda de cinco pontos percentuais em comparação ao ano anterior, com 69% dos entrevistados expressando esse sentimento. Apesar disso, o país permanece entre os menos satisfeitos nesse quesito, ficando na 27ª posição do ranking.
Os países com as maiores taxas de satisfação nessa área são Peru (85%), Indonésia (85%), África do Sul (83%) e Tailândia (83%), enquanto os com o índice mais baixos são Japão (55%), Itália (63%), Coréia do Sul (64%) e Brasil (69%).
Ainda assim, felizes
Apesar de se destacar pela baixa satisfação em se sentir amado, de maneira geral, os brasileiros permanecem entre as pessoas que mais se autodeclaram felizes. Segundo o estudo, 81% dos entrevistados dizem estar felizes, deixando o Brasil no top 5 das nações mais felizes.
Nesse quesito, o país está atrás da Holanda que lidera o ranking com 85%, seguida de México, com 83%, Indonésia e Índia, ambas com 82%. O resultado também deixa o Brasil acima da média global, que é de 71%, mas 2 pontos percentuais abaixo da declaração de 2023.