Aprenda receita de pavlova para as celebrações de fim de ano
A pavlova transcendeu fronteiras e se adaptou ao paladar de diferentes culturas, incluindo o Brasil
Servida gelada, a pavlova é ideal para as celebrações de fim de ano. Suas cores vibrantes e apresentação elegante tornam-na uma opção sofisticada e festiva para a mesa de Natal e Réveillon. Criada a partir de uma base de merengue, chantilly e frutas frescas, ela tem origem disputada entre Austrália e Nova Zelândia. Ambas as nações afirmam ser o berço dessa delícia, que foi batizada em homenagem à bailarina russa Anna Pavlova, conhecida por sua leveza e elegância.
A primeira menção registrada da pavlova aparece em um livro de receitas neozelandês de 1929, fortalecendo a tese de que o doce teria sido criado por lá durante a visita da bailarina à Oceania na década de 1920. Apesar das controvérsias, a pavlova transcendeu fronteiras e se adaptou ao paladar de diferentes culturas, incluindo o Brasil.
Por aqui, a sobremesa ganhou uma “abrasileirada” : o uso de frutas tropicais como maracujá, manga, kiwi e morangos, que harmonizam perfeitamente com a textura delicada do merengue e a suavidade do chantilly. Algumas versões ainda incorporam um creme de limão à base de leite condensado, trazendo o toque doce e cítrico que é marca registrada da confeitaria brasileira.
Receita
Pavlova
- 4 Claras
- pitada de sal
- 1 e 1⁄4 de xícara de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres de chá de amido de milho
- colher de chá de vinagre de vinho branco
Chantilly
- 500ml de creme de leite fresco bem gelado
- 4 colheres de sopa de açúcar
- Extrato de baunilha
- Raspas de limão siciliano
Calda de Frutas Vermelhas
- 200g de morangos
- 200g de mirtillos
- 200g de amoras
- 100g de framboesas
- 300g de açúcar
- Suco de 3 limões tahiti
Modo de preparo
Pavlova
- 1º passo bata as claras em neve com uma pitada de sal.
- 2º passo quando as claras estiverem montadas, adicione o açúcar com o amido de milho e bata bem até formar uma mistura firme.
- 3º passo quando formar a espuma, adicione o vinagre.
- 4° passo monte a pavlova numa assadeira com papel manteiga e asse em forno a 130 graus por cerca de 2 horas.
Chantilly
- 1º passo na batedeira com um globo, bata o creme bem gelado com o açúcar a baunilha e as raspas de limão e reserve. Cuidado para não bater demais pois o creme de leite vira manteiga.
- 2º passo coloque todos os ingredientes numa panela (exceto o suco de limão) e cozinhe em fogo baixo, retirando a espuma da superfície ocasionalmente.
Calda de Frutas Vermelhas