Prefeitura intensifica ação para acolhimento de pessoas em situação de rua nas chuvas
Quando o alerta for emitido, as pessoas em situação de rua serão encaminhadas para o Ginásio da Vila Pedroso, onde o acolhimento emergencial será montado em até 3 horas
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), em parceria com a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer, Defesa Civil, Defensoria Pública e organizações da sociedade civil, anunciou o reforço de uma ação emergencial para acolher pessoas em situação de rua durante o período chuvoso, especialmente quando houver alerta de chuvas intensas e tempestades emitido pela Defesa Civil. As equipes do Serviço de Abordagem Social (Seas) estarão em campo, percorrendo as vias públicas e oferecendo serviços de acolhimento.
Quando o alerta for emitido, as pessoas em situação de rua serão encaminhadas para o Ginásio da Vila Pedroso, onde o acolhimento emergencial será montado em até 3 horas. A estrutura contará com tendas para abrigo temporário, onde os acolhidos receberão colchões, cobertores, alimentação e kits de higiene.
Além disso, haverá espaço para que possam guardar seus pertences pessoais. Uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, psicólogos e educadores sociais, estará disponível para oferecer suporte por meio de escuta qualificada e atividades que promovam o fortalecimento dos vínculos sociais.
A secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Luanna Sousa, destacou a importância da população estar atenta aos alertas climáticos. “As condições meteorológicas podem mudar rapidamente, com chuvas fortes, rajadas de vento, alagamentos, quedas de árvores e danos estruturais”, alertou a titular da Sedhs.