Nestlé realiza recolhimento voluntário de lote do “Meu primeiro lanchinho” por altos níveis de toxina
A coleta está sendo feita em conjunto com as autoridades brasileiras, incluindo a Anvisa, que já vetou a venda dos lotes impactados
Nesta segunda-feira (2), a Nestlé anunciou o recolhimento voluntário e preventivo de lotes específicos do produto “Meu Primeiro Lanchinho”, da marca Mucilon, devido à detecção de aflatoxinas em níveis superiores ao permitido pela lei brasileira.
Os itens impactados abrangem os sabores Snack Morango e Banana e Snack Laranja e Banana, ambos com prazos de validade compreendidos entre maio e julho de 2025. As aflatoxinas são toxinas geradas por fungos que prosperam em condições de alta temperatura e umidade. A ingestão contínua de alimentos com altos níveis de toxinas pode ser danosa para a saúde, podendo, em situações mais severas, provocar lesões no fígado.
De acordo com a empresa, adetecção foi feita durante testes de qualidade regulares. Embora a concentração exceda o limite permitido, a companhia afirma que os níveis detectados estão consideravelmente abaixo do necessário para provocar uma intoxicação aguda. Para que isso acontecesse, seria preciso ingerir diariamente cerca de 18 quilos do produto por um período de 1 a 3 semanas.
A coleta está sendo feita em conjunto com as autoridades brasileiras, incluindo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que já vetou a venda dos lotes impactados. A companhia destacou que os itens da linha ‘Meu Primeiro Lanchinho’ de lotes que não fazem parte dos contaminados continuarão a ser comercializados pela Nestlé.
A Nestlé aconselha os clientes que detêm produtos dos lotes mencionados a não os ingerir. A troca pode ser realizada sem custos, com garantia de reembolso. É preciso entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor.