Família encontra cobra sobre filtro de barro em Goiânia
A cobra foi retirada com segurança e solta em uma área de mata. Felizmente, ninguém foi ferido
Uma família do Setor Santo Hilário Expansão, em Goiânia, levou um susto na madrugada da última quinta-feira (5) ao encontrar uma cobra sobre o bico de um filtro de barro na cozinha. O animal, que rastejou para um escorredor de copos, foi identificado pelos bombeiros como uma possível “falsa coral”.
Orientados a não se aproximar do réptil, os moradores aguardaram a chegada do Corpo de Bombeiros, que realizou o resgate. A cobra foi retirada com segurança e solta em uma área de mata. Felizmente, ninguém foi ferido.
Perigos e precauções
O biólogo Edson Abrão explicou que, pelas imagens, trata-se provavelmente de uma “falsa coral”, um grupo de serpentes não venenoso que se assemelha à coral verdadeira. Ele destacou que a coral verdadeira, cujo veneno é um dos mais potentes da América do Sul, geralmente não ultrapassa 40 cm, enquanto a falsa coral costuma ser maior e se alimenta de pequenos animais.
Abrão alertou que a urbanização tem contribuído para o aumento do aparecimento de serpentes em áreas residenciais, já que os animais buscam abrigo e alimento, como pequenos roedores.
Leia mais: Cobra venenosa é encontrada junto a veículo acidentado na BR-060
O especialista reforça a importância de não manusear nem machucar esses animais ao encontrá-los. A orientação é acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Além disso, recomenda-se lavar o local onde a cobra esteve e, em caso de picada, tirar uma foto do animal para facilitar a identificação e aplicação do soro adequado.