O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025
PublicidadePublicidade
Reforma tributária

Senado aprova texto-base da reforma tributária

A votação do projeto ficou em 49 votos a favor e 19 contra

Postado em 12 de dezembro de 2024 por Thiago Borges
Senado aprova texto-base da reforma tributária
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O Senado Federal aprovou, nesta quinta-feira (12), o texto-base do projeto para regulamentar a reforma tributária, que propõe a unificação dos impostos para criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS). Os impostos irão compor o Imposto sobre Valor Agregado (IVA).

A votação do projeto ficou em 49 votos a favor e 19 contra. Os senadores ainda irão analisar trechos separados do texto.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 68 de 2024 define quais serão os produtos das alíquotas padronizadas. Itens considerados nocivos à saúde ou ao meio-ambiente, serão taxados pelo Imposto Seletivo (IS) – chamado de “imposto do pecado” – e terão alíquotas maiores.

Leia mais: O que diz Caiado e Mabel sobre a cassação da chapa

A matéria também estabelece quais serão os produtos com isenções ou reduções tributárias. A redução de 60% da alíquota do IBS e da CBS sobre o saneamento básico foi acatada pelos parlamentares, no que significou uma vitória para o governo federal.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também