Compra de lotes é considerado investimento rentável para 2025
O setor imobiliário se destaca como um dos investimentos mais sólidos no Brasil, oferecendo uma alternativa confiável e lucrativa
Comprar terrenos, lotes e imóveis é uma das maneiras mais seguras de garantir um retorno financeiro, dada a sua durabilidade e potencial de rentabilidade. Adquirir um terreno ou lote não só é uma ótima opção para quem deseja diversificar suas fontes de renda, como também é ideal para aqueles que sonham em construir uma nova casa para a família, ou até mesmo desenvolver um condomínio residencial ou um centro comercial para locação e venda.
O setor imobiliário se destaca como um dos investimentos mais sólidos no Brasil, oferecendo uma alternativa confiável e lucrativa, especialmente em períodos de instabilidade econômica. Em outras palavras, terrenos são um investimento. Alguns deles com alto nível de retorno financeiro no médio e longo prazo. Se você quer começar a negociar ou pretende fazer um investimento, saiba que 2025 trará uma boa oportunidade para começar.
Vale destacar que o mercado imobiliário é extremamente influenciado pelo cenário macroeconômico. Nos últimos anos, a diminuição da taxa Selic e a recuperação gradual da economia têm favorecido a revitalização do setor. Para 2025, espera-se que os juros continuem em patamares moderados, incentivando financiamentos e compras a crédito; a inflação se mantém controlada, ajudando a estabilizar os custos de construção e programas habitacionais continuam a estimular a aquisição de imóveis residenciais.
Segundo o advogado especialista em direito imobiliário, Diego Amaral, a expectativa para o ambiente econômico no mercado imobiliário em 2025 é de um ano difícil. “Selic mais alta e possibilidade de subida do percentual de inflação. Por outro lado, a expectativa imobiliária é de uma valorização percentual acima da inflação e da Selic”, destaca.
Em relação a compra de lotes, ele destaca que tem tudo para ser considerado um investimento rentável no próximo ano. “Apesar das perspectivas de aumento dos juros base (Selic) e eventual aumento da inflação (IPCA), temos que o mercado imobiliário de maneira geral, seja na incorporação ou no loteamento, ou, ainda, o próprio segmento da locação, tem tido uma valorização percentual ainda maior do que os juros e índices que nele impactam. Os loteamentos vivem uma ascensão em valor de m2, sendo considerável uma excelente aquisição, seja para quem pretende construir, como um consumidor, seja para os investidores do mercado”.
Ainda de acordo com o advogado, fatores como local, infraestrutura, qualidade das obras (asfalto, água, esgoto), qualidade das construções de casas, nicho e segmento de compradores a ser explorado, lago, praças e outros equipamentos ao ar livre, contribuem para a rentabilidade do investimento.
Para isso, ele explica a importância da pesquisa. “Pesquisar a empreendedora, ver outros produtos imobiliários já lançados pela empresa, analisar o local de lançamento, seu ambiente e infraestrutura base de comércio e lazer próxima, negociar um preço de m2 na hora da aquisição”, acrescenta.
Diego afirma que a curto prazo a principal vantagem é a possibilidade de construção, em regra, praticamente imediata. A longo prazo, a valorização escalada do imóvel (lote).
Motivos para investir em um lote no próximo ano
- Valorização: o lote é um ativo duradouro que não se desvaloriza. Na verdade, fatores como a melhoria da infraestrutura da área onde o lote se encontra, a alta nos preços do mercado imobiliário e outras condições podem impulsionar a valorização desse espaço.
- Segurança: este tipo de investimento é muito mais seguro e estável do que, por exemplo, deixar seu dinheiro na poupança. O lote estará sempre no mesmo local, e a regularização documental assegura os direitos do proprietário.
- Poupança: e a respeito da poupança, você sabia que investir em um lote pode ser uma alternativa à sua tradicional caderneta de poupança? Adquirir uma fração de um loteamento pode ajudar a economizar dinheiro, evitando gastos impulsivos, enquanto se beneficia da valorização que tende a acontecer ao longo do tempo.
- Economia: em geral, adquirir um lote sai mais em conta do que comprar um imóvel já construído ou um terreno. Isso torna essa opção um investimento ideal para quem tem um orçamento mais limitado.
- Menor custo: a burocracia relacionada à manutenção de um lote, incluindo IPTU, tributos e taxas municipais, tende a ser mais simples e com menos custos do que a de uma construção já concluída.
- Facilidade nas opções de pagamento: geralmente, os lotes oferecem alternativas de pagamento mais vantajosas e flexíveis para negociações. Como é um investimento mais acessível, os empreendimentos habitacionais contam com condições especiais de parcelamento.
- Customização: para aqueles que desejam construir uma casa, a aquisição de um lote permite ao comprador planejar sua construção de acordo com suas preferências, escolhendo cada material e acompanhando todas as etapas do projeto, garantindo que tudo esteja conforme o esperado.
- Potencial de retorno: a aquisição de um lote é vista como uma das melhores opções de investimento disponíveis no mercado, especialmente quando comparada a outras alternativas de aplicação financeira.
- Patrimônio: o lote aumenta o patrimônio do comprador, que pode aguardar a valorização para revendê-lo e obter lucro com o investimento ou construir o que desejar, de acordo com as leis de zoneamento da região e as limitações ambientais. Com um patrimônio maior, é muito mais fácil conseguir linhas de crédito e negociar investimentos futuros.
- Liquidez: justamente por vangloriar tantos benefícios, um lote é muito mais fácil de vender do que outros tipos de bens, como casas prontas.
Fonte: Scopel