Mabel e Lula adotam medidas para reduzir o uso de dispositivos eletrônicos nas escolas
Medidas sancionadas, em nível municipal e federal, buscam reduzir o uso excessivo de dispositivos eletrônicos nas escolas
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionaram leis, em nível municipal e federal que buscam reduzir o uso excessivo de dispositivos eletrônicos nas escolas.
Enquanto Mabel instituiu a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Uso Excessivo de Tecnologias na Rede Municipal de Ensino, o presidente Lula promulgou, nesta segunda-feira (13/1), uma lei que restringe o uso de celulares e outros aparelhos nas salas de aula de escolas públicas e privadas, com foco em promover um uso mais consciente e pedagógico.
Uso de dispositivos eletrônicos nas escolas
Em Goiânia, a iniciativa, de autoria do vereador Denício Trindade (UB), será realizada anualmente na terceira semana de outubro e integrará o Calendário Oficial de Eventos. Durante o período, escolas públicas e privadas promoverão palestras e atividades educativas para conscientizar sobre o uso responsável de celulares, tablets e smartwatches.
Leia mais: Deputados travam votação de decretos de calamidade na Alego
O objetivo da proposta é alertar sobre os riscos da exposição excessiva às tecnologias, como conteúdos inadequados, cyberbullying e exploração sexual.
No âmbito nacional, o presidente Lula sancionou uma lei que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos em salas de aula de escolas públicas e privadas, salvo para fins pedagógicos, acessibilidade ou necessidades de saúde. A regulamentação será feita em 30 dias, com orientações e guias pedagógicos para professores e famílias. A medida busca proteger os estudantes e garantir que as tecnologias sejam utilizadas como ferramentas educacionais.