O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
Cancelada

Atriz indicada ao Oscar apaga conta após polêmica com Fernanda Torres

Conselho Muçulmano critica atriz por tuítes

Postado em 31 de janeiro de 2025 por Otavio Augusto
Atriz concorrente ao Oscar. Foto: Divulgação

O Conselho Muçulmano de Questões Públicas criticou tuítes antigos da atriz espanhola Karla Sofía Gascón, concorrente ao Oscar de Melhor Atriz pelo filme Emilia Pérez. As postagens, publicadas entre 2020 e 2021, continham declarações sobre a presença de muçulmanos na Espanha e críticas à religião islâmica. Após a repercussão, Gascón desativou sua conta na plataforma X.

Polêmicas no Oscar

Entre as postagens resgatadas, uma delas abordava o crescimento da comunidade árabe em seu país. “Toda vez que vou buscar minha filha na escola, há mais mulheres com o cabelo coberto e saias até os calcanhares. No próximo ano, em vez de inglês, teremos que ensinar árabe”, escreveu. A publicação foi apagada, mas prints circulam nas redes sociais.

A vice-presidente sênior do escritório do MPAC em Hollywood, Sue Obeidi, classificou os comentários como ofensivos. “Apagados ou não, esses tuítes são dolorosos, ofensivos e chocantes, principalmente vindos de alguém que é membro de outra comunidade vulnerável”, disse ao portal The Wrap.

Outra postagem de 2020 ironizava o tratamento dado às mulheres no islã. “Islã é maravilhoso, sem qualquer machismo. As mulheres são respeitadas, e quando são tão respeitadas, ficam com um pequeno buraco quadrado no rosto para que seus olhos sejam visíveis e suas bocas, mas apenas se elas se comportarem”, escreveu Gascón.

A repercussão do caso levou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a deixar de seguir a atriz nas redes sociais. No entanto, perfis oficiais da instituição ainda acompanham outras concorrentes da categoria, como Fernanda Torres e Demi Moore.

Atriz critica falta de representatividade e desativa perfil

A polêmica envolvendo Karla Sofía Gascón ganhou mais visibilidade após suas declarações sobre a concorrente Fernanda Torres. Durante um evento promocional de Emilia Pérez, Gascón afirmou que está sendo atacada por apoiadores da atriz brasileira.

“O que eu não suporto é que, a cada notícia minha que sai ou a cada programa que participo, apoiadores da Fernanda Torres ou do filme enchem tudo com ‘Fernanda Torres é melhor, você é uma porcaria’”, declarou.

Embora tenha afirmado que não falaria mal da colega de premiação, Gascón mencionou que algumas pessoas próximas à equipe de Fernanda teriam feito críticas a ela e ao filme Emilia Pérez. A repercussão levou a questionamentos sobre um possível descumprimento das diretrizes da Academia, o que poderia afetar sua indicação. A revista Variety, no entanto, afirmou que as falas da espanhola não violaram diretamente os protocolos do Oscar.

Diante das críticas e da exposição dos tuítes antigos, Gascón desativou sua conta no X. Quando seu perfil é buscado, uma mensagem informa que a conta não existe mais. As postagens foram removidas na noite de quinta-feira (29/1), segundo a Variety, mas prints continuam circulando nas redes sociais.

Oscar
Concorrentes ao Oscar. Foto: Divulgação

Além das declarações sobre o islã, Karla Sofía Gascón também já criticou outras religiões. Em 2021, ela afirmou que “o islamismo não cumpre os direitos internacionais” e que todas as religiões deveriam ser proibidas se não respeitassem os direitos humanos.

A controvérsia levanta debates sobre preconceito e representatividade na indústria do cinema. A cerimônia do Oscar acontecerá em março de 2025, e o impacto das recentes polêmicas na campanha de Gascón ainda é incerto.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também