O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 31 de janeiro de 2025
PublicidadePublicidade
Cultura

Goiânia inclui o Dia Municipal do Beatbox no calendário oficial de eventos da cidade

Após aprovação do projeto de lei de autoria do vereador Fabrício Rosa em dezembro de 2024, o texto deu origem à Lei Municipal nº 11.322/2025, que foi sancionada no dia 17 de janeiro

Postado em 31 de janeiro de 2025 por Luana Avelar
Foto: Caju Bento
Foto: Caju Bento

Primeiro projeto de autoria do vereador Fabrício Rosa (PT) a ser aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal de Goiânia, o Dia Municipal do Beatbox agora é lei. O prefeito Sandro Mabel (UB) decidiu sancionar a Lei 11.322, de 17 de janeiro de 2025, que foi publicada no Diário Oficial do Município. A partir de agora, o Dia Municipal do Beatbox passa a fazer parte do Calendário Municipal de Eventos da Capital.

Após votação unânime favorável ao Projeto de Lei nº 112/2024 no plenário do Legislativo goianiense no dia 12 de dezembro, o Dia Municipal do Beatbox passa, a partir de agora, a ser comemorado no calendário da Capital no dia 29 de maio. Parte importante da cultura hip hop, o beatbox se caracteriza pela produção de sons, ritmos, melodias e até harmonias feitos com a boca, lábios, língua e pregas vocais.

“Estou muito feliz com essa aprovação. Essa lei tem um grande valor cultural e social, principalmente para a juventude de Goiânia, porque o beatbox é uma das expressões mais autênticas do hip hop. É uma arte que democratiza o acesso à música porque permite que qualquer pessoa, independente de condições financeiras, possa criar e se expressar, já que o principal instrumento é o corpo humano, por meio do seu aparelho vocal”, afirma o vereador Fabrício Rosa.

De acordo com o texto da nova legislação municipal, o Dia Municipal do Beatbox tem como objetivo “reconhecer e valorizar a cultura do beatbox”. “O Beatbox é uma forma de arte urbana que surgiu nas comunidades periféricas dos Estados Unidos e se tornou uma expressão cultural global, presente em diversas manifestações artísticas, como música, dança e teatro”, descreve Fabrício Rosa.

Escolha da data

De acordo com o vereador, a escolha da data foi uma sugestão da própria comunidade do beatbox, que optou pelo dia de lançamento “do primeiro grande álbum do mais puro beatbox, ‘Fat Boys’, do trio The Fat Boys, de Nova Iorque, lançado em 29 de maio de 1984”.

“Na semana em que se comemora o Dia Municipal do Beatbox, serão promovidas atividades culturais, como apresentações, workshops, palestras e competições, visando disseminar e estimular a prática do beatbox na comunidade”, descreve o artigo 3º da lei.

Promoção de atividades

Além disso, a legislação que institui o Dia Municipal do Beatbox prevê que as escolas municipais, espaços culturais, associações comunitárias e outras instituições “poderão promover eventos e atividades relacionados ao beatbox, com o objetivo de incentivar a participação da população” para valorizar talentos locais.

“Essa valorização por meio da nova lei fortalece a cultura de rua, o hip hop, dá visibilidade aos artistas locais e incentiva a juventude a se envolver com a arte em vez de ser marginalizada de alguma forma”, diz Fabrício Rosa.

No artigo 5º da Lei 11.322/2025, fica definido que o Poder Público Municipal poderá firmar parcerias com artistas e entidades da cidade para promover atividades alusivas ao Dia Municipal do Beatbox. Para isso, o texto prevê a garantia de recursos e apoio logístico às ações ligadas à data comemorativa.

Expoente goiano

É importante lembrar que o goianiense Thiago Penido Nascimento, mais conhecido como Penido Beatbox, é o atual campeão brasileiro de beatbox, importante conquista para o movimento cultural na Capital, deixando a cidade em evidência no cenário nacional.

“O Penido já foi campeão em competições nacionais algumas vezes. Por isso mesmo, é importante reconhecer o beatbox como uma forma legítima de expressão artística e cultural, promover a inclusão e a cultura, incentivar a criatividade e criar um dia próprio para lembrar do beatbox”, pontua o vereador Fabrício Rosa.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também