O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025
"Corte de gastos"

Elon Musk anuncia fechamento da USAID, responsável por 42% da ajuda humanitária global

Bilionário, que comanda o DOGE no governo Trump, afirma que presidente apoia o fechamento da agência, gerando incertezas sobre o futuro da assistência internacional dos EUA

Postado em 3 de fevereiro de 2025 por Bruno Goulart
Elon Musk anuncia fechamento da USAID, responsável por 42% da ajuda humanitária global
Foto: Flickr

Em uma transmissão em sua rede social X, o bilionário Elon Musk anunciou nesta segunda-feira (3/1) que pretende fechar a Agência dos EUA para o Desenvolvimento Internacional (USAID), responsável por 42% de toda a ajuda humanitária global em 2024.

Musk, que comanda o departamento de redução de gastos do governo Trump (DOGE), afirmou que o presidente concordou com a medida. A USAID, criada durante a Guerra Fria, é um dos principais instrumentos de assistência internacional dos EUA, atuando em áreas como saúde, segurança energética e combate à corrupção.

A agência, que já foi alvo de críticas de Trump, é acusada de operar de forma controversa, incluindo supostas colaborações com a CIA e envolvimento em políticas polêmicas, como esterilizações forçadas no Peru nos anos 1990.

Leia mais: Senador Canedo inicia distribuição de kits escolares para 27 mil alunos

Funcionários da USAID foram instruídos a não comparecer à sede em Washington, e 600 tiveram seus acessos aos sistemas bloqueados. O administrador interino, Jason Gray, justificou o fechamento temporário citando “ações que contornam as ordens executivas do presidente”.

O possível fechamento da USAID, que destinou US$ 72 bilhões em ajuda humanitária em 2023, gera preocupações sobre o futuro da assistência internacional dos EUA. A medida reflete a estratégia de Trump de reduzir gastos governamentais, mas pode impactar milhões de pessoas que dependem dos programas da agência em zonas de conflito e emergências globais.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também