Arqueólogos brasileiros fazem descobertas sobre ocupação romana em Israel
pesquisadores analisam vestígios urbanos e circulação monetária na antiga cidade portuária de Tel Dor
![Uso de radar, por meio do método Ground Penetrating Radar (GPR), e de marcação de coordenadas geográficas com Real Time Kinematic, para delimitar as vias do período romano; trabalho dos arqueólogos é registrado para documentário - Foto: cedida pelo pesquisador](https://ohoje.com/wp-content/uploads/2025/02/bb.jpg)
Um grupo de arqueólogos brasileiros integra a equipe internacional que investiga vestígios da ocupação romana na antiga cidade de Tel Dor, no norte de Israel. Situado às margens do Mar Mediterrâneo, o sítio arqueológico revela traços da infraestrutura urbana implantada pelos romanos há mais de dois mil anos, como ruas pavimentadas, conexões entre espaços públicos e religiosos e indícios de galerias subterrâneas. A análise de moedas de Alexandria, Jerusalém e Roma confirma que a cidade era um ponto estratégico no fluxo comercial do Mediterrâneo Oriental, mantendo aspectos culturais locais, como idioma e religião.
A pesquisa, coordenada pelo professor Vagner Carvalheiro Porto, do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, busca compreender como os romanos estruturaram suas cidades na região e como as populações locais absorveram essas influências. Técnicas avançadas, como o Ground Penetrating Radar (GPR) e modelagem tridimensional, foram utilizadas para mapear a organização urbana. Além disso, a Reflectance Transformation Imaging (RTI) permitiu recuperar detalhes iconográficos de moedas encontradas nas escavações.
Os estudos geofísicos confirmaram a presença da grade urbana romana, destacando a localização do fórum e a interligação entre áreas comerciais e residenciais. Foram encontrados indícios de uma galeria subterrânea sob o cardus maximus, indicando um sistema sofisticado de infraestrutura. A cidade, que já havia sido habitada por canaanitas, fenícios e gregos antes da chegada dos romanos, manteve um caráter multicultural, com templos dedicados a divindades locais e romanas coexistindo.
A equipe brasileira do projeto Cultural Contacts in Judaea-Palaestina during the Roman Period: Coin Circulation and Urbanisation Studies in Tel Dor também se dedica à divulgação científica, produzindo um documentário sobre a pesquisa e materiais educativos. O estudo conta com apoio da Fapesp, do CNPq, do MAE e do Instituto de Estudos Avançados da USP.