O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025
8 de janeiro

Gilmar Mendes garante que STF está pronto para julgar Bolsonaro pelo 8/1

Ministro do Supremo afirmou que “não tem dúvidas” que a Corte saberá julgar o caso

Postado em 13 de fevereiro de 2025 por Thiago Borges
Gilmar Mendes garante que STF está pronto para julgar Bolsonaro pelo 8/1
Foto: Nelson Jr/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, afirmou que a Corte federal está pronta para julgar, caso seja necessário, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a respeito das investigações sobre os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. 

Em entrevista à CNN, o decano do Supremo foi questionado se a Corte estaria preparada para condenar Bolsonaro.  “Não tenho dúvidas de que se for o caso, dentro das balizas do Estado de direito de proferir um juízo condenatório, o tribunal saberá fazê-lo com toda responsabilidade, como no passado julgou o caso do ‘mensalão’ que também envolvia assessores importantes do então governo do presidente Lula”, disse Gilmar Mendes. 

Segundo o ministro, o tribunal “revela uma grande maturidade. O próprio enfrentamento que nós tivemos durante esses anos do governo Bolsonaro não só aqui mas também no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) revela esse amadurecimento, essa capacidade de resiliência”. 

Leia mais: “Demissão em massa” na Comurg pode atingir 2,5 mil funcionários

Sobre um novo episódio de ataques antidemocráticos, Gilmar Mendes confia que não se repetirá. “Não acho que haja risco para democracia. Não vejo que houvesse condições de sustentar um golpe, ainda que como todo esse planejamento que ocorreu. Mas eu também não gostaria de acender fósforo para ver se tem gasolina no tanque. Eu acho que se nós percebemos que há problemas que geram instabilidade, nós com a responsabilidade política que temos devemos propor correções de rumo”, declarou. 

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também