Centrais do IPTU realizam mais de mil atendimentos em uma semana
Além do IPTU, as centrais também facilitam a emissão de guias do Imposto Territorial Urbano (ITU)

Com início na última semana, as centrais de atendimento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), realizaram 1.140 atendimentos. O IPTU é um tributo que deve ser pago pelos proprietários de imóveis no Brasil. Cada município, no entanto, é responsável por estabelecer os valores, prazos de pagamento e critérios de isenção.
As unidades surgiram com a proposta de proporcionar um atendimento humano e esclarecedor para os contribuintes, e estão localizadas no Paço Municipal, no Park Lozandes, e outra no Serviço Social do Comércio (Sesc), no Setor Central.
O serviço demonstra o compromisso da cidade em atender às demandas da população e oferecer suporte sobre o imposto. “Trata-se de um conjunto de quase 7 mil contribuintes, muitos dos quais têm dúvidas sobre o IPTU e desejam solicitar revisão. Estamos preparados para atender essa demanda com clareza e eficiência”, afirmou o secretário municipal de Finanças, Valdivino de Oliveira.
Além do IPTU, as centrais também facilitam a emissão de guias do Imposto Territorial Urbano (ITU). “Os proprietários de lotes e áreas não edificadas precisam buscar a guia do ITU, pois os Correios não realizam a entrega nesses endereços. Além disso, algumas inconsistências no próprio IPTU podem ser corrigidas”, explicou Oliveira. Ele ressaltou que a emissão do boleto também pode ser feita pelo site da Prefeitura, e a plataforma IPTU Transparente permite a consulta detalhada dos valores sem a necessidade de deslocamento.
Os contribuintes têm até o dia 20 de fevereiro para quitar a cota única e garantir o desconto. O pagamento pode ser realizado em qualquer banco, casa lotérica ou por meio do internet banking.
Conheça as formas de pagamento do IPTU 2025
- À vista, com 10% de desconto;
- Parcelado em 11 vezes, sem desconto, com guias emitidas pelo município;
- Parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto;
- Pelo QrCode do boleto.
Fonte: Sefaz Goiânia