O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 25 de fevereiro de 2025
Publicidade
Lazer

Orquestra Filarmônica de Goiás abre Temporada 2025 no Teatro Basileu França

Temporada de 2025 da Filarmônica vai levar aos palcos grandes clássicos nacionais e internacionais

Postado em 25 de fevereiro de 2025 por Eduarda Leão
orquestra
| Foto: Cintia Oliveira

O Governo de Goiás abre nesta sexta-feira (28/08), às 20h, a Temporada 2025, da Orquestra Filarmônica, com apresentação gratuita, no Teatro Basileu França. O concerto será conduzido pelo maestro, Neil Thomson, e traz repertório variado que inclui desde a música popular brasileira, até peças de compositores europeus do século XIX e XX.

Além da equipe da Filarmônica, a abertura vai contar com a participação de músicos de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Porto alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. A noite vai ser aberta com a composição “Santos Football Music”, do compositor brasileiro Gilberto Mendes, obra que mistura elementos da música erudita e notas que foram construídas a partir de referências ao futebol.

Na sequência, a Sinfonia Nº. 30, de Joseph Haydn, conhecida como “Alleluia”, leva ao público leveza e sofisticação típicas do classicismo vienense. Para fechar a noite, a Sinfonia Nº 2, “Asrael”, de Josef Suk, mostra uma jornada intensa e dramática, marcada por sua profundidade emocional. A composição é uma homenagem ao mestre Antonín Dvořák.

A temporada de 2025 da Filarmônica, com o tema “Pioneiros”, vai levar aos palcos grandes clássicos nacionais e internacionais. De acordo com o maestro Neil Thomson, a série de concertos vai executar peças, que entraram para a história da música clássica erudita. “Arrisco a dizer que a nova temporada será a mais importante até agora, pois celebraremos algumas das maiores músicas já escritas nos quatro cantos do mundo”, comenta Neil Thomson.

“Com a abertura da Temporada 2025, a Orquestra Filarmônica de Goiás vai mais uma vez nos presentear com uma seleção de obras que marcaram a história da música clássica, além de simbolizar o espírito inovador e aventureiro que nos impulsiona”, avalia o secretário de Estado Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Além das apresentações com repertório que o público já está acostumado, outros concertos vão prestar homenagem a artistas que contribuíram para mundo da música clássica e que nem sempre tiveram visibilidade. Na programação anual já estão confirmados concertos das compositoras Priaulx Rainier e Fanny Mendelssohn, e dos compositores Samuel Coleridge Taylor e William Levi Dawson.

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás recebeu elogios da revista inglesa Gramophone, uma das mais prestigiadas publicações de música clássica do mundo. O grupo está vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.
Veja também