Fica 2025 prorroga inscrições para artistas goianos
Propostas podem ser enviadas até 9 de abril; festival selecionará 28 projetos culturais com cachês de até R$ 10 mil
O Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2025) estendeu o prazo de inscrições para artistas que desejam integrar a programação cultural do evento. Interessados agora têm até às 17h desta quarta-feira (9), para enviar propostas de apresentações artísticas. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pelo site oficial do festival: fica.go.gov.br.
Com realização prevista entre os dias 10 e 15 de junho, na cidade de Goiás, o Fica 2025 abrirá espaço para 28 projetos artísticos, distribuídos em três categorias: atrações locais, do interior e regionais. A iniciativa busca valorizar a diversidade cultural goiana com shows musicais, festejos da cultura popular e rodas de poesia, oferecendo cachês que podem chegar até R$ 10 mil.
A curadoria do festival está voltada para propostas que dialoguem com a riqueza cultural do estado e contribuam para a integração entre arte e meio ambiente. A expectativa é atrair artistas de diferentes territórios goianos, fomentando a circulação de expressões artísticas que representem a pluralidade do Cerrado.
Promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Fica conta com a correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Fundação RTVE. A 26ª edição do evento também reúne parceiros como a Fiocruz, secretarias estaduais da Retomada, do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social, da Saúde, além do Sesc Goiás, Instituto Federal Goiano e a Prefeitura da cidade de Goiás.
Reconhecido nacionalmente por unir arte, cinema e sustentabilidade, o Fica se consolida como um dos principais eventos culturais e ambientais do Brasil. A programação cultural amplia o alcance do festival, fortalecendo o intercâmbio entre artistas e o público em um cenário histórico e simbólico para a cultura goiana.