Concerto gratuito reúne jovens talentos da música clássica em Goiânia
Apresentação reúne alunos do Basileu França no palco do Teatro Escola com regência de três maestros e solo da violinista Elisa Fukuda neste domingo (13), às 11h
O Teatro Escola Basileu França recebe neste domingo (13), às 11h, o talento e a sensibilidade musical de crianças e adolescentes que integram as Orquestras Infantil Mozart e Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira. O concerto “Prelúdios e Sonhos” marca a abertura da temporada 2025 dos grupos sinfônicos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, com entrada gratuita. A apresentação é um convite ao público goiano para uma experiência musical conduzida por jovens instrumentistas e seus maestros, reforçando o papel da arte como expressão e formação.
O concerto será dividido em duas partes. A primeira ficará a cargo da Orquestra Infantil Mozart, com um repertório especialmente arranjado para instrumentos de cordas. A apresentação promete conduzir os ouvintes por uma jornada sensorial através de diferentes sentimentos. Um dos destaques será a performance solo da violinista Elisa Fukuda, formada pelo Conservatório de Música de Genebra, reconhecida por sua trajetória internacional e atuação no cenário da música clássica brasileira.
Em seguida, será a vez da Orquestra Sinfônica Pedro Ludovico Teixeira emocionar o público com duas peças de grande valor artístico: “Noturno”, de Mendelssohn, dedicada aos instrumentos de sopros, e o célebre “Concerto para Violino”, de Johann Sebastian Bach, executado por Elisa Fukuda acompanhada pelo naipe de cordas. A regência do espetáculo será dividida entre os maestros Erick Félix, Richard Lopes e Tiago Biscaro, que também atuam como orientadores dos estudantes.
Ligadas à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e sob gestão da Universidade Federal de Goiás desde 2021, as orquestras fazem parte do projeto de formação artística do Basileu França, referência no ensino da música em Goiás. O evento reforça o acesso à cultura e a valorização de jovens talentos, com um espetáculo acessível a todos os públicos.