Somente seis cursos de medicina recebem nota máxima no Enade
Cinco instituições são privadas e apenas uma é pública; maioria está em SP
Dos 309 cursos de medicina avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) em 2023, apenas seis atingiram o conceito máximo – nota 5. O dado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira (11), evidencia um cenário de alto rigor na avaliação da formação médica no país.
Entre os cursos com melhor desempenho, cinco pertencem a instituições privadas e um a uma universidade pública. Geograficamente, São Paulo concentra cinco dos seis cursos nota 5, enquanto Minas Gerais aparece com um representante.
Confira a lista das instituições com desempenho máximo:
-
Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) – Pública (SP)
-
Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) – Privada (SP)
-
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) – Privada (SP)
-
Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) – Privada (SP)
-
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano) – Privada (SP)
-
Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (Unifagoc) – Privada (MG)
Outros quatro cursos não receberam conceito por ausência ou número insuficiente de concluintes. A maior parte dos cursos de medicina ficou com notas intermediárias: 119 com conceito 4 e 156 com nota 3. Já 22 obtiveram conceito 2 e apenas dois, nota 1.
Como é calculado o conceito Enade?
A pontuação final leva em consideração diferentes critérios, como o desempenho dos estudantes na prova, a infraestrutura das instituições, a qualidade do corpo docente, os recursos didáticos disponíveis e respostas de um questionário aplicado aos formandos.
Cursos da saúde lideram desempenho nacional
De um total de 9.812 cursos superiores avaliados em todo o país em 2023, as graduações na área da saúde figuraram entre as mais bem avaliadas. Medicina obteve uma média de 65 pontos em uma escala de 0 a 100, sendo seguida por fisioterapia (53,67). Também tiveram desempenho destacado os cursos de arquitetura e urbanismo (56,94), engenharia ambiental (55,22) e segurança do trabalho (52,62).
O Enade 2023 contemplou cursos de bacharelado em áreas como agronomia, engenharias diversas (ambiental, civil, alimentos, computação, elétrica, entre outras), além de ênfases em saúde como biomedicina, enfermagem, farmácia, nutrição, odontologia, medicina veterinária e zootecnia. No setor tecnológico, cursos como agronegócio, estética e cosmética, radiologia, gestão hospitalar e ambiental também foram avaliados.
Educação a distância ainda enfrenta desafios
Entre os 7.857 cursos presenciais avaliados, 492 conquistaram nota máxima – o que representa 5% do total. Já entre os cursos ofertados na modalidade a distância, apenas seis dos 623 avaliados atingiram o conceito máximo, o equivalente a 0,9% dos casos.