O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Feriado

Dia de Tiradentes: Brasil celebra o mártir da Inconfidência Mineira nesta segunda-feira (21)

Feriado nacional presta homenagem a Joaquim José da Silva Xavier, símbolo da luta pela liberdade e resistência contra a opressão no período colonial

Anna Salgadopor Anna Salgado em 20 de abril de 2025
Nesta segunda-feira, 21 de abril, o Brasil celebra o Dia de Tiradentes, uma das datas cívicas mais importantes do país. O feriado nacional homenageia Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, que foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, movimento que marcou a luta por independência em pleno período colonial. Nascido em 1746, em Minas Gerais, Tiradentes foi militar, tropeiro, comerciante e também atuava como dentista, o que lhe rendeu o apelido pelo qual entrou para a história. Ele se destacou como um dos idealistas que se opunham à exploração portuguesa sobre o Brasil, especialmente contra os altos impostos cobrados pela Coroa, como a chamada derrama, que afetava diretamente a população da região mineradora. Inspirado pelos ideais iluministas e pelos movimentos de independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, Tiradentes sonhava com um país livre e republicano. A conspiração, no entanto, foi descoberta em 1789, antes de qualquer ação prática, e os envolvidos foram presos. Ele assumiu sozinho a culpa e foi condenado à morte por enforcamento, sendo executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e exposto em locais públicos de Minas Gerais, como forma de intimidação. Com o passar dos anos e, principalmente, após a Proclamação da República, Tiradentes passou a ser reconhecido como um símbolo da resistência, da liberdade e da luta contra a opressão. Em 1890, o então governo republicano instituiu o feriado nacional do Dia de Tiradentes, em reconhecimento à sua importância histórica. Além de ser feriado em todo o país, a data também marca homenagens em diversas cidades, com cerimônias cívicas e atividades educativas sobre a história do Brasil.
Foto: Reprodução

Nesta segunda-feira, 21 de abril, o Brasil celebra o Dia de Tiradentes, uma das datas cívicas mais importantes do país. O feriado nacional homenageia Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, que foi um dos principais líderes da Inconfidência Mineira, movimento que marcou a luta por independência em pleno período colonial.

Nascido em 1746, em Minas Gerais, Tiradentes foi militar, tropeiro, comerciante e também atuava como dentista, o que lhe rendeu o apelido pelo qual entrou para a história. Ele se destacou como um dos idealistas que se opunham à exploração portuguesa sobre o Brasil, especialmente contra os altos impostos cobrados pela Coroa, como a chamada derrama, que afetava diretamente a população da região mineradora.

Inspirado pelos ideais iluministas e pelos movimentos de independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa, Tiradentes sonhava com um país livre e republicano. A conspiração, no entanto, foi descoberta em 1789, antes de qualquer ação prática, e os envolvidos foram presos. Ele assumiu sozinho a culpa e foi condenado à morte por enforcamento, sendo executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro. Seu corpo foi esquartejado e exposto em locais públicos de Minas Gerais, como forma de intimidação.

Com o passar dos anos e, principalmente, após a Proclamação da República, Tiradentes passou a ser reconhecido como um símbolo da resistência, da liberdade e da luta contra a opressão. Em 1890, o então governo republicano instituiu o feriado nacional do Dia de Tiradentes, em reconhecimento à sua importância histórica.

Além de ser feriado em todo o país, a data também marca homenagens em diversas cidades, com cerimônias cívicas e atividades educativas sobre a história do Brasil.

Leia mais: O que abre e o que fecha nos feriados da Semana Santa e de Tiradentes em Goiás: Confira horários e serviços

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também