Big Band Basileu França abre temporada com show gratuito do Choro ao Jazz
Concerto celebra ritmos brasileiros e internacionais em Goiânia
A noite de terça-feira (22) promete ser de pura celebração musical em Goiânia. A Big Band Basileu França abre sua temporada 2025 com o espetáculo gratuito “Conexão Brasil: do Choro ao Jazz”, no Teatro Escola Basileu França, às 20h. O evento, que integra as comemorações do Dia Nacional do Choro (23/04) e do Dia Internacional do Jazz (30/04), propõe uma imersão sonora entre dois universos marcantes: a música brasileira e o jazz norte-americano.
Com repertório cuidadosamente escolhido, o concerto fará uma ponte entre melodias consagradas de diferentes épocas e estilos. Obras como When I Fall in Love (Victor Young), New York, New York (John Kander) e Over the Rainbow (Harold Arlen e Yip Harburg) dividem espaço com clássicos brasileiros como Monalisa (Jorge Vercillo) e Rosa (Pixinguinha), prometendo emocionar o público e promover encontros afetivos por meio da música.
Além do grupo principal, a apresentação contará com participações especiais: o saxofonista Johnson Machado, o contrabaixista Leo Araújo e a Banda Pequi Nova, formada por estudantes da Universidade Federal de Goiás. Para o maestro Marcos Lincoln, que rege o grupo, o momento é de troca e celebração. “É uma alegria receber esses grandes músicos, inclusive os estudantes da Banda Pequi Nova, o que reforça o espírito de troca que a música proporciona. Que seja uma noite leve, musical e inspiradora”, destaca.
O espetáculo tem como proposta a liberdade interpretativa dos músicos, mantendo o respeito às tradições de cada estilo, mas trazendo novas camadas de sonoridade por meio de arranjos inéditos. “Interpretamos o repertório de forma aberta, respeitando os estilos, mas permitindo que cada músico traga sua personalidade à cena”, explica Lincoln.
Um grupo com identidade própria
Criada com o objetivo de estimular o estudo da música popular dentro da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França — unidade ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação —, a Big Band é composta por estudantes e músicos convidados. A proposta pedagógica inclui trabalhar repertórios contrastantes que ampliem a formação técnica e artística dos integrantes.
Desde sua criação, o grupo tem se apresentado em diversos palcos da capital e do interior de Goiás, levando música de qualidade a espaços variados como teatros, escolas, shoppings e praças públicas. Artistas de projeção nacional, como Fabiano Chagas, Everton Luiz, Johnson Machado e Mirian Marques, já dividiram o palco com os músicos da Big Band.
Para Eliel Ferreira, coordenador dos Grupos Sinfônicos da EFG, a experiência é formativa. “Este trabalho tem contribuído com o fomento e a divulgação da música popular brasileira, trazendo ao público um vasto e diversificado repertório, além de oportunizar aos seus integrantes uma vivência musical profícua, colaborando com a profissionalização dos estudantes”, afirma.
Serviço
Quando: Terça-feira, 22 de abril de 2025
Onde: Teatro Escola Basileu França – Setor Leste Universitário, Goiânia
Horário: 20h
Entrada: Gratuita (não é necessário retirar ingresso)