BBB25 gera mais de 28 milhões de menções nas redes
Vitória Strada foi a participante mais comentada do reality
O Big Brother Brasil 2025, que teve seu encerramento no dia 22 de abril com a vitória da sister Renata Saldanha, movimentou intensamente as redes sociais. De acordo com o monitoramento da STILINGUE by Blip, plataforma de inteligência conversacional, foram registradas mais de 28 milhões de publicações sobre o reality ao longo dos seus 100 dias.
Dessas menções, 86% (cerca de 24 milhões) foram relacionadas diretamente aos participantes. Vitória Strada liderou o ranking de citações, sendo mencionada em 12,84% das publicações, seguida por Aline Patriarca (11,16%), Renata Saldanha (10,64%), Diogo Almeida (7,01%) e Vinícius Nascimento (6,69%).
Redes preferidas e temas sensíveis
O levantamento considerou dados coletados no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, blogs, portais, BlueSky, Fóruns e YouTube, entre os dias 13 de janeiro e 23 de abril de 2025. O X se destacou como a plataforma favorita para discussões sobre o programa, e o público feminino foi responsável pela maioria das interações.
Entre os temas sensíveis mais discutidos, destacaram-se “racismo”, “machismo”, “cancelamento”, “violência” e “política”, que somaram 238.555 menções. O termo “racismo” liderou entre esses tópicos, com 90.703 comentários.
Reflexo de tendências sociais e de mercado
“A cada ano, o BBB reforça sua importância como um programa de entretenimento que repercute pautas importantes geradas a partir da interação dos participantes dentro da casa. Já as empresas entendendo o alcance do reality aproveitaram bem o momento para promover ações de marketing de produto e aumentar a presença de marca. E, para que elas tenham cada vez mais visibilidade e assertividade, o social listening é uma ferramenta excelente para mapear tendências, os principais assuntos das conversas e necessidades do público que está nos canais sociais”, afirma Menedjan Morgado, Gerente de Insights da Blip.
Sobre a metodologia
O monitoramento utilizou coleta de publicações orgânicas, respeitando as APIs das plataformas sociais, a partir de palavras-chave de contexto relacionadas ao programa, como “BBB” e “bbb25”. As menções a marcas específicas, exceto se relacionadas diretamente ao programa, não foram consideradas nos rankings.
Após a coleta, os dados foram classificados em mais de 200 temas, permitindo uma análise aprofundada dos principais assuntos discutidos. A metodologia cobre canais como X (Twitter), Facebook, Instagram, YouTube, blogs, fóruns, Reclame Aqui, entre outros.