O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

TCM suspende fechamento do CMEI Orlando Alves Carneiro após denúncia de Aava Santiago

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 28 de abril de 2025
CCJ aprova projeto de Aava Santiago para proteger pessoas em situação de rua da chuva
Foto: Divulgação/Câmara Municipal

Na decisão, do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO), determina que a Prefeitura de Goiânia suspenda o fechamento do CMEI e elabore um plano para transferir toda a escola a um novo local próximo, preservando sua estrutura e evitando a dispersão dos alunos. A Secretaria Municipal de Educação foi notificada a explicar a antecipação do encerramento.  

De acordo com a Câmara dos Vereadores, o tribunal acolheu o pedido de medida cautelar apresentado pelo Ministério Público de Contas após denúncia da vereadora Aava Santiago (PSDB) e determinou a suspensão imediata do fechamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Orlando Alves Carneiro, localizado no Setor Campinas, em Goiânia. 

“A decisão do TCM é uma vitória da educação pública e da comunidade do Setor Campinas. Não podemos admitir o fechamento arbitrário de uma escola sem planejamento e sem respeito às famílias. Vamos seguir vigilantes para garantir que o direito das crianças à educação seja preservado e que os trabalhadores da educação sejam respeitados”, afirma Aava Santiago. 

Leia mais: Caiado abre linha de diálogo com o NOVO dois dias antes do anúncio oficial da federação

Na decisão, o conselheiro relator Valcenôr Braz ordena que o município de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), se abstenha de encerrar as atividades do CMEI até que apresente a devida motivação para o fechamento, conforme exigem o §1º do art. 50 da Lei nº 9.784/99 e o art. 2º da Lei Estadual nº 13.800/10. A Prefeitura também deverá elaborar um planejamento adequado para a instalação de uma nova estrutura e para a realocação provisória de alunos e servidores, com participação do Conselho Municipal de Educação. 

Além disso, o TCM determinou a notificação da secretária municipal de Educação, Giselle Pereira Campos Faria, para que, no prazo fixado, apresente informações e justificativas sobre a decisão de antecipar o fechamento para o dia 28 de abril. A gestora também deverá comprovar documentalmente as condições de funcionamento do prédio e a existência de alvará regular. 

O pedido de intervenção foi protocolado pela vereadora Aava Santiago no dia 14 de abril e teve parecer favorável do Ministério Público de Contas na sexta-feira (25). Na manhã do mesmo dia, a parlamentar esteve no CMEI Orlando Alves Carneiro e presenciou o desespero de pais, que foram surpreendidos ao tentar deixar seus filhos na escola e descobrirem que as crianças haviam sido removidas do sistema de matrícula, sem qualquer aviso prévio. A exclusão dos registros impediu o acesso dos alunos, gerando revolta e insegurança entre as famílias.

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.