Federação do União Brasil e Progressistas nasce como a maior força política do Brasil
O União Progressista nasce como a maior força política do país, reunindo 109 deputados federais, 14 senadores, cerca de 1.400 prefeitos e 12 mil vereadores em todo o Brasil. De acordo com o comunicado à imprensa, a direção da federação será compartilhada, inicialmente, por Antonio Rueda (União Brasil) e Ciro Nogueira (Progressistas), que presidirão juntos até dezembro deste ano, quando haverá eleição para a nova composição.
Nesta segunda-feira (28), a bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados se reuniu para discutir os detalhes da formação da “Federação União Progressista”, resultado da junção entre os partidos. A sigla afirma que a Federação nasce com o objetivo de fortalecer a representação política, ampliar a presença institucional nos estados e municípios e construir um projeto nacional consistente para os próximos anos.
Leia mais: Presidente da Câmara dos Deputados avalia que isenção do IR ficará para o segundo semestre
Além de 44 deputados federais, participaram da reunião o presidente do União Brasil, Antonio Rueda; o vice-presidente nacional do partido, ACM Neto; o ex-senador e ex-governador do Rio Grande do Norte, José Agripino Maia; o líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho; o prefeito de Natal, Paulinho Freire; o ministro do Turismo, Celso Sabino; e o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho.
Partido Progressistas
Os Progressistas anunciaram a federação no mesmo sentido, apontando que será a “maior força política no Congresso Nacional” com “cerca de 20% do total dos representantes nas duas casas legislativas”. A legenda afirma que a “aliança, costurada com muito diálogo e confiança, pretende ser uma bússola no centro da política, para impulsionar o Brasil ao rumo certo”. Além disso, “a nova federação que reunirá União Brasil e Progressistas será muito mais que um sólido bloco parlamentar”, com o ‘norte’: “equilíbrio e inovação, com responsabilidade fiscal e social”.
O Progressistas ainda declara que não se trata de uma parceria de ocasião, “é um projeto constante com uma visão de longo prazo, uma resposta madura ao cenário de fragmentação partidária e uma aposta na estabilidade institucional”. “A base está nos estados, no trabalho de quem está no dia a dia da política real”, diz comunicado.
Lançamento
A cerimônia de lançamento oficial é nesta terça-feira (29), às 15h, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.