O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Internacional

Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa em encontro com jornalistas

Em encontro com jornalistas no Vaticano, Leão XIV defende liberdade de imprensa, critica polarização e alerta para uso ético de IA

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 12 de maio de 2025
Papa Leão XIV defende liberdade de imprensa em encontro com jornalistas
Papa Leão XIV durante discurso para com os jornalistas essa manhã. (Foto: Reprodução)

Na manhã desta segunda-feira (12), o papa Leão XIV se reuniu com jornalistas de todo o mundo na sala Paulo VI, no Vaticano. Durante o encontro, o pontífice destacou a importância da liberdade de imprensa, expressou preocupação com jornalistas presos por exercerem sua profissão e abordou o uso responsável da inteligência artificial.

Ao entrar na audiência, Leão XIV foi recebido com aplausos de pé pelos presentes e, de forma descontraída, brincou que as palmas deveriam ser reservadas para o final do discurso.

Em seu pronunciamento, o papa afirmou que “o sofrimento destes jornalistas presos diz respeito à consciência das nações e à comunidade internacional, chamando a todos para guardar o bem precioso da liberdade de imprensa”. Ele agradeceu aos profissionais pelo serviço à verdade.

Leão XIV também pediu o fim de uma “guerra de palavras” polarizada, caracterizada por ataques partidários e ideológicos, e alertou contra o fanatismo e o ódio.

Sobre a inteligência artificial, o pontífice ressaltou que deve ser utilizada com “responsabilidade e discernimento”.

Ao final da declaração, o papa abençoou os profissionais presentes e desceu para cumprimentá-los individualmente, apertando as mãos, recebendo presentes e posando para fotos.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também