Washington “Coração Valente” comanda clínicas de futebol em Goiás voltadas a crianças e adolescentes
Ação social promovida pelos JUBs inclui oficinas com o ex-atacante e arrecadação de absorventes para projeto de combate à pobreza menstrual
Nos dias 14 e 15 de maio, o ex-jogador Washington “Coração Valente” participa de uma iniciativa social em Goiás que alia esporte e cidadania. Ídolo do futebol brasileiro e internacional, o ex-atacante vai liderar clínicas de futebol para crianças e adolescentes em Goianira e Trindade, como parte do programa CBDU Social, que acompanha a realização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
A programação inclui atividades esportivas, oficinas lúdicas e momentos de diálogo com os participantes, que integram projetos sociais desenvolvidos pelas prefeituras locais. A ação busca promover valores como disciplina, superação e cidadania, além de mostrar aos jovens que é possível conciliar educação e esporte de forma transformadora.
Nesta terça (14), as atividades ocorrem no Centro de Convenções Durval Assis Pereira, em Goianira. Amanhã (15), o encontro será no Campo Sol Nascente, em Trindade. Em cada cidade, estão previstas duas turmas por dia — das 9h às 11h e das 14h às 16h — com cerca de 60 participantes em cada turno.
“O esporte não é o que acontece apenas em campo. Ser um esportista é entender o seu papel como cidadão e seu potencial como agente de transformação social”, afirmou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Alim Maluf Neto. “Queremos plantar uma semente no coração dessas crianças, mostrando que é possível, com dedicação, alcançar o ensino superior e até competir nos JUBs como atletas universitários.”
Além do foco esportivo, a ação promove uma campanha de arrecadação de absorventes higiênicos que serão destinados ao Projeto Construindo Campeões, mantido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer de Goiás. A iniciativa atende pessoas em situação de vulnerabilidade por meio das artes marciais — atualmente, é o maior projeto de lutas do país, com 40% do público formado por mulheres.
A coordenadora de responsabilidade social da CBDU, Elaine Morellato, destaca o caráter educativo da campanha: “Neste ano, nosso foco está na dignidade menstrual, um tema urgente. Muitas meninas ainda não têm acesso a absorventes por falta de informação, acesso ou condições financeiras. Isso compromete não só a higiene, mas a saúde delas.”
Maior evento universitário do país
Os Jogos Universitários Brasileiros reúnem milhares de estudantes-atletas de instituições de ensino superior de todas as regiões do Brasil. Organizados pela CBDU, os JUBs buscam fomentar o esporte como ferramenta de inclusão e desenvolvimento pessoal, incentivando os jovens a manterem o equilíbrio entre vida acadêmica e carreira esportiva.
Além da competição esportiva, os JUBs promovem uma série de atividades paralelas voltadas à cultura, educação e responsabilidade social, como o CBDU Social, que busca deixar um legado nas cidades-sede.