Polícia desmantela grupo suspeito de aplicar golpes em idosos; prejuízo chega a R$ 72 mil
Estelionatários fingiam ser parentes das vítimas para pedir dinheiro pelo WhatsApp
Na manhã de terça-feira (13), a Polícia Civil de Goiás (PCGO), realizou a Operação Novo Contato, com foco no combate a crimes de estelionato praticados por meio de mensagens fraudulentas enviadas por aplicativos de conversa. A ação resultou no cumprimento de mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia e Trindade.
De acordo com as investigações, os suspeitos aplicavam o golpe conhecido como “troquei de número, salva esse novo contato?”, fingindo ser filhos ou outros parentes próximos das vítimas, principalmente idosos. Após se identificarem com o falso novo número, os criminosos solicitavam transferências em dinheiro. Duas vítimas já foram identificadas, com um prejuízo total de R$ 72 mil.
A apuração conduzida pela Polícia Civil revelou a existência de uma associação criminosa composta por 16 pessoas, cada uma com função definida: alguns eram responsáveis por abordar e enganar as vítimas, enquanto outros forneciam contas bancárias e faziam o repasse dos valores entre os integrantes do grupo.
Durante o cumprimento dos quatro mandados de busca e apreensão, os policiais apreenderam dispositivos eletrônicos, máquinas de cartão e chips telefônicos com cinco dos investigados. Todo o material passará por análise, com o objetivo de identificar novos membros do grupo e rastrear outras possíveis vítimas.
A Polícia Civil faz um alerta à população, sobretudo aos idosos e seus familiares, para que fiquem atentos a mensagens suspeitas e sempre verifiquem a identidade da pessoa antes de realizar qualquer tipo de transferência financeira. As investigações seguem em andamento e podem resultar em novas diligências nos próximos dias.
Leia mais: Homem é preso em flagrante por armazenar pornografia infantil em Goiás