O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Sem clima na Câmara, IOF fragiliza Haddad 

Raunner Vinicius Soarespor Raunner Vinicius Soares em 30 de maio de 2025
Haddad busca diálogo com secretário do Tesouro dos EUA em meio a tensões tarifárias
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado concordam com o fato que a implementação de mais um imposto não é positiva para o Brasil. Davi Alcolumbre (UB) afirmou que o Executivo estava usurpando prerrogativas do Congresso com a medida. Hugo Motta (Republicanos) classificou o aumento do IOF como “infeliz”, que o clima na casa legislativa é para derrubar, e o governo terá 10 dias para apresentar nova proposta.  

Com a negativa, Lula e os governistas ameaçaram bloquear as emendas parlamentares. No entanto, nada adiantou. A maioria dos deputados e senadores continuam se posicionando contra. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apontou que a máquina pública ficaria em situação delicada sem o aumento do IOF. Mas há algo a mais que deve ser considerado.  

Leia mais: Sem força para passar no Congresso, STF deve responsabilizar plataformas 

Para além dessas relações, o que está sendo definido é a influência do possível sucessor de Lula: Fernando Haddad. Essa e outras medidas têm enfraquecido a percepção da capacidade política dele. Uma vez que o Partido dos Trabalhadores tem se empenhado para fortalecer o seu nome para, talvez, o governo de São Paulo, o ministro não tem atendido às expectativas.  

A situação adentra na dificuldade do PT em formar um líder carismático e hábil para ocupar a presidência da República. Lula tem sido o único na sigla capaz de mobilizar e, ao mesmo tempo, lidar com os meandros do poder. Desse modo, o cenário que se forma é de uma crise futura sem precedentes. Nesse sentido, o que se observa com o PSDB hoje, pode ser o PT de amanhã — no quesito relevância.  

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.