Favorito para presidente, Tarcísio atropela Caiado, Zema e Ratinho
Na mesma proporção em que o presidente Lula derrete nas intenções de votos e na aprovação de seu governo, a expectativa de candidaturas presidenciais de oposição, centram-se no governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas (REP). O ‘cerco’, que antes estava restrito ao meio político e empresarial, ganha maior relevância com a pesquisa Genial/Quaest. Na pergunta espontânea sobre quem deve representar a direita em 2026, 17% responderam Tarcísio. Essa percepção do inconsciente de massa quer dizer que, com ou sem apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o nome da direita e centro-direita afunila em Tarcísio de Freitas.
Ele desbanca disparado na frente dos demais postulantes, os governadores Ronaldo Caiado (UB-GO), Romeu Zema (Novo-MG) e Ratinho Júnior (PSD-RG). Dois fatores reforçam o nome do governador paulista: a pujança econômica do estado, governado por ele e sua gestão. Aliado a esses ingredientes, um marketing digital eficiente e o volume de obras entregues. Outro ponto a ser destacado é sua capacidade de comunicação, e o contraponto em relação ao governo do presidente Lula.
Diante dessa ‘onda Tarcísio’, o esforço do governador Ronaldo Caiado em tornar-se mais conhecido no país, tende a perder tração, bem como dos demais concorrentes. Isto significa que o goiano terá que fazer um esforço redobrado para atingir dois dígitos na intenção de votos. Caso ele não avance na conquista de corações e mentes do eleitor, terá que torcer para a centro-direita vencer e ser indicado ministro. Isto porque, a vaga de vice vai ter muita gente de olho, incluindo bolsonaristas e líderes do Centrão.
PSD ronda o governo de SP
O presidente nacional do PSD e secretário de Governo de São Paulo, Gilberto Kassab, além de exímio negociador, é um astuto estrategista político. Ele joga para pavimentar a eleição de Tarcísio a presidente para abrir espaço ao PSD disputar o governo. Se Tarcísio disputar a reeleição, Kassab quer indicar o vice, isto porque, em 2030, o vice será o candidato natural ao governo paulista.
Nomes do Centrão
Devido a resistência de Jair Bolsonaro em apoiar um nome da centro-direita, a vaga de vice, seja com Tarcísio, Caiado ou outro nome desse campo, deve sair do Centrão. Os nomes mais lembrados até agora, são os da senadora Tereza Cristina (PP-MS) e possivelmente do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
PL Mulher unido
Promovido pelo PL Mulher Nacional, acontece nesta sexta-feira (6) e no sábado (7), em Brasília, o primeiro Encontro Nacional de Mandatárias do Partido Liberal. Todas as lideranças femininas nos estados confirmaram presenças, entre elas, a de Goiás, Ana Luiza Fleury Morais. “Esta é uma oportunidade para reafirmarmos nosso compromisso com os interesses do país, afinal, somos a maioria do eleitorado e nossa participação é importante na mudança que nossa gente clama”, disse à coluna.
Michelle à frente
Desde que assumiu a presidência do PL Mulher, Michelle Bolsonaro tem percorrido o país para fortalecer os diretórios do movimento feminino do partido, empossando lideranças estaduais e municipais. Esse trabalho resultou em um número recorde de mulheres eleitas pelo PL nas eleições municipais, totalizando 995 mandatárias, entre prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras.
Arraiá Cultural…
A cultura nordestina é muito presente no Entorno de Brasília e neste mês de junho, o que mais acontece são os festejos juninos. Depois da mega festa de aniversário de Novo Gama que teve como atração principal, o ‘Arraiá’, agora é a vez de Valparaíso.
…de Valparaíso
A celebração de aniversário de Valparaíso, neste mês de junho, troca o tradicional Rodeio Show pela cultura nordestina. De acordo com o prefeito Marcos Vinicius (MDB), uma emenda parlamentar de R$ 1,5 milhão foi destinada para o evento cultural. Serão vários grupos com dança folclórica das quadrilhas que se inscreveram.