O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Ensino

Capital intensifica busca ativa para vagas no EJA em meio à reestruturação do programa

Ação da prefeitura quer reverter impactos da transferência do programa ao Estado e garantir educação para jovens e adultos

Anna Salgadopor Anna Salgado em 10 de junho de 2025
Capital intensifica busca ativa para vagas no EJA em meio à reestruturação do programa
Divulgação SME

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), se mobiliza em diversas regiões da capital para incentivar jovens e adultos a retomarem os estudos na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

A ação, que acontece desde janeiro, tem como objetivo principal preencher as vagas ainda disponíveis nas escolas municipais e garantir o direito à educação para quem não teve oportunidade de concluir o Ensino Fundamental na idade adequada.

Equipes da SME, junto a coordenadores regionais, professores e lideranças comunitárias, realizam visitas porta a porta, reuniões em espaços públicos, além de campanhas informativas em redes sociais e rádios comunitárias. 

A intenção é alcançar diretamente os potenciais estudantes e conscientizar a população sobre a importância da escolarização. A modalidade é voltada para maiores de 15 anos e funciona prioritariamente no período noturno, facilitando o acesso àqueles que trabalham durante o dia.

Entre os benefícios garantidos aos alunos estão o passe livre estudantil, alimentação escolar (incluindo jantar para os que estudam à noite), acompanhamento pedagógico individualizado e direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor e estruturado, que favoreça a permanência dos estudantes na escola.

A busca ativa ocorre em um momento de reestruturação da oferta da EJA em Goiânia. Em 2024, o então prefeito eleito Sandro Mabel anunciou o fechamento de várias turmas e a transferência dos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) da EJA para a Secretaria Estadual de Educação. 

O argumento da gestão foi de que a mudança permitiria economia de recursos — estimada em R$ 400 milhões — e ampliaria o acesso a programas técnicos, bolsas de estudos e outras políticas estaduais voltadas à juventude e à educação profissional.

Entre no canal do Whatsapp do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens

A medida, no entanto, gerou críticas de educadores, parlamentares e representantes sindicais. O vereador Fabrício Rosa (PT), por exemplo, afirmou que o fechamento das turmas representa retrocesso, ao passo que alunos da rede municipal relataram insegurança sobre onde estudariam em 2025. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) alertou que a transferência poderia aumentar a evasão escolar, comprometer vínculos construídos com as escolas municipais e desorganizar o calendário letivo.

Mesmo diante das mudanças, a Prefeitura manteve turmas de EJA para a etapa de alfabetização e para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A busca ativa agora tenta reconectar esses públicos ao sistema educacional, reforçando o papel da modalidade como política de reparação histórica e inclusão social.

A SME orienta que a matrícula pode ser feita por pessoas a partir de 15 anos, com apresentação de documento pessoal, comprovante de residência e histórico escolar, quando houver. Para quem não possui histórico, é realizada uma avaliação diagnóstica que permite o direcionamento para a turma adequada.

Leia mais: Católicos caem, evangélicos crescem e sem religião aumentam no Brasil

Essa mobilização da Prefeitura evidencia o compromisso municipal com a inclusão educacional e a valorização da EJA como instrumento de cidadania e desenvolvimento pessoal, mesmo diante das transformações administrativas do programa.

Para mais informações, os interessados podem acessar o site da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia ou procurar diretamente as unidades escolares participantes.

Como se matricular no EJA de Goiânia:

 

  •  Ter pelo menos 15 anos completos;
  • Apresentar documento oficial com foto, comprovante de residência e histórico escolar (se houver);
  • Matrículas podem ser feitas presencialmente nas escolas municipais ou salas de extensão, ou via e-matrícula no site da Prefeitura;
  • Após inscrição online, é necessário confirmar a matrícula presencialmente em até 10 dias úteis.

 

Escolas municipais que oferecem vagas para a EJA:

 

  •  E.M. Geralda de Aquino – Rua Antônio Lisboa, 2-68 – Cidade Jardim;
  •  E.M. Jardim Nova Esperança – Rua Jardim, Quadra 50, Lt. 15 – Jardim Nova Esperança;
  •  E.M. Maria da Terra – Rua BF 1A – Bairro Floresta;
  •  E.M. Brice Francisco Cordeiro – Rua R-34, 191 – Vila Itatiaia;
  •  E.M. Prof. Leonísia Naves de Almeida – Av. Mangalo, Qd. 1 Lt. 1 – Setor Morada do Sol;
  •  E.M. Marcos Antônio Dias Batista – Rua 15 de Novembro, s/n – Setor Estrela Dalva;
  •  E.M. Bom Jesus – Praça Washington Luiz, 339 Qd. 171 Lt. 9 a 13 – Jardim Novo Mundo;
  •  E.M. Professora D´Alka Leles – Rua OM-21 Qd. APM-7 – Residencial Orlando de Morais;
  •  E.M. Madre Francisca – Avenida Central Rua L-8, Qd. X – Vila Pedroso;
  •  E.M. Prof. Marília Carneiro Azevedo Dias – Rua GB 34, 150 Qd. 58 – Jardim Guanabara 2;
  •  E.M. Dom Tomás Balduíno – Rua da Liberdade, 171 – Res. Jardins do Cerrado 1;
  •  E.M. Laurindo Sobreira do Amaral – Rua Valdir Azevedo – Conjunto Vera Cruz;
  •  E.M. Residencial Itaipu – Rua RI 24, s/n Qd. 44 Lt. – Residencial Itaipu;
  •  E.M. Jesuína de Abreu – Rua Igarité, 15 – Parque Amazônia;
  •  E.M. José Alves Vila Nova – R. 1031, unidade 103 – Parque Atheneu;
  •  E.M. Prof. Moacir Monclar Brandão – Travessa da Prata, Qd. 144 Lt. 26 – Parque Oeste Industrial.

 

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também