O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Absurdo

Idosos são resgatados de abrigo clandestino em condições desumanas em Aparecida de Goiânia

Dois responsáveis pelo local foram presos, mas vão responder em liberdade.

Renata Ferrazpor Renata Ferraz em 23 de junho de 2025
Idosos
Foto: Reprodução

Três idosos foram resgatados de um abrigo clandestino que funcionava em condições precárias no setor Parque das Nações, em Aparecida de Goiânia, Região Metropolitana da capital. A situação foi descoberta neste fim de semana durante uma operação conjunta da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar, após uma denúncia anônima.

O cenário encontrado pelos fiscais chamou a atenção pelo grau de abandono e descaso. Alimentos estragados, vegetais apodrecidos, falta de refrigeração e utensílios sujos compunham o ambiente onde os idosos viviam. Além disso, a instalação elétrica do imóvel apresentava fiações expostas, oferecendo riscos de choques elétricos e incêndio.

As vítimas, com idades de 62, 77 e 84 anos, estavam debilitadas e não conseguiam se lembrar da última refeição. Dormiam sobre colchões sujos, sem lençóis, e ainda permaneciam trancadas no imóvel. Após a interdição do local, as equipes de resgate encaminharam os idosos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Buriti Sereno, onde receberam os primeiros atendimentos médicos.

A situação revoltou moradores da região e familiares das vítimas. Um dos idosos já foi reconhecido por um filho, que deve chegar à cidade nos próximos dias para acompanhá-lo. Os outros dois permanecem assistidos pelo serviço social da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Ação das autoridades

Dois responsáveis pelo abrigo tiveram a prisão em flagrante efetuadas durante a ação. Mas após audiência de custódia, ambos foram liberados e vão responder ao processo em liberdade. A Polícia Civil apura agora uma suspeita ainda mais grave: o possível desvio do dinheiro dos idosos para contas bancárias particulares dos próprios responsáveis pelo abrigo.

A Vigilância Sanitária interditou o local e cobrou a regularização das atividades. O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deve acompanhar o caso e reforçar as denúncias e fiscalizações contra instituições ilegais que acolhem idosos.

Leia mais: Grave acidente mata adolescente e motorista em viaduto de Anápolis

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também