O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
DANÇA E AUDIOVISUAL

Festival de dança e vídeo exibe obras de nove países e leva mostra itinerante ao interior de Goiás

Com entrada gratuita, 3ª edição do D’Olhar reúne artistas do Brasil e do exterior entre os dias 1º e 3 de julho no CCUFG, em Goiânia, e promove oficinas, exibições e circulação em espaços públicos

Luana Avelarpor Luana Avelar em 24 de junho de 2025
Uma borboleta está batendo na janela Irã Direção por Mohammad Hasani Créditos Divulgação DOlhar

Entre os dias 1º e 3 de julho, o Centro Cultural da Universidade Federal de Goiás (CCUFG), em Goiânia, será palco da 3ª edição do D’Olhar – Festival Itinerante de Dança e Vídeo. Com entrada gratuita e uma programação intensa das 9h às 21h, o evento reúne artistas de diversas regiões do Brasil e de outros nove países, promovendo encontros entre corpo, imagem e territórios por meio da videodança.

Nesta edição, o festival contará com oficinas ministradas por artistas nacionais e internacionais, como Eva Maria (GO), Allan Diniz (CE) e Ximena Monroy (México). Além disso, haverá o lançamento do livro Poéticas (in)visíveis, de Leonel Brum, e a exibição noturna de 20 videodanças selecionadas entre mais de 560 inscrições vindas de diferentes partes do mundo.

As obras foram organizadas em três mostras temáticas: Submersões e Memórias do Corpo, Conflitos e Transformações e Territórios e Expansões. Os filmes abordam temas como ancestralidade, opressão, silêncio, tempo e a relação entre corpo e espaço urbano ou natural. Estão na programação filmes como Baleias (Bélgica), Uma borboleta está batendo na janela (Irã), Reiniciar (Espanha), Aurora (Brasil) e Inacabado (Indonésia), além de produções goianas como Serpentina, Modos de Ofuscar os Olhos e Cerrado Dança.

Para Lívia Batista, idealizadora e diretora artística do festival, o D’Olhar busca não apenas difundir a videodança como linguagem híbrida, mas também aproximá-la de novos públicos. A partir da próxima semana, o projeto segue em formato itinerante, com exibições em cidades do interior e em bairros periféricos da capital. As próximas paradas incluem a Cidade de Goiás (12/07), Alto Paraíso (16/07), Jardim Curitiba 3 (02/08), Morada do Sol (16/08) e Novo Planalto (30/08).

Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc e com apoio da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás, o festival reafirma sua proposta de descentralização cultural e valorização da diversidade estética e territorial. Ao conectar artistas, obras e públicos distintos, o D’Olhar propõe novas formas de olhar para o corpo, a dança e o audiovisual — sempre em movimento, entre a tela e a rua.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também