O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
DEMISSÃO

Botafogo demite o técnico Renato Paiva

Após vencer o PSG e chegar às oitavas de final do Mundial de Clubes, técnico português é demitido ao ser eliminado do torneio pelo Palmeiras

Thais Airespor Thais Aires em 30 de junho de 2025
Renato Paiva
Renato Paiva é demitido pelo Botafogo. Robbie Jay Barratt – AMA/Getty Images

O Botafogo anunciou, na madrugada desta segunda-feira (30), a demissão do técnico Renato Paiva. A decisão aconteceu dois dias após a eliminação do time na Copa do Mundo de Clubes da Fifa, no confronto contra o Palmeiras, pelas oitavas de final. O clube carioca perdeu por 1 a 0, com gol sofrido na prorrogação da partida, realizada no sábado (28).

A saída de Paiva também incluiu toda a sua comissão técnica. Ricardo Dionísio (auxiliar), Miguel dos Santos (auxiliar), Rui Tavares (preparador de goleiros) e Daniel Castro (preparador físico) também deixaram o clube. A diretoria do Botafogo agora busca um novo comandante para liderar o time nas disputas da Libertadores, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.

Renato Paiva teve trajetória curta e resultados irregulares

Renato Paiva chegou ao clube em fevereiro deste ano, após semanas de negociações. O técnico português foi o nome escolhido para substituir Artur Jorge, que deixou o Botafogo para assumir o Al-Rayyan, do Catar, logo após conquistar os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro em 2024.

Durante sua passagem, Paiva comandou o time em 23 partidas. Obteve 12 vitórias, 3 empates e 8 derrotas, encerrando o ciclo com aproveitamento de 56,5%. Entre os principais momentos, destacou-se a vitória por 1 a 0 sobre o Paris Saint-Germain, ainda na fase de grupos do Mundial, além da classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil.

Apesar do bom desempenho em parte dos jogos, a derrota para o Palmeiras encerrou a campanha do clube no Mundial. Após a eliminação, o treinador comentou sobre o desempenho da equipe: “O primeiro sentimento que me veio assim que o árbitro apitou, independentemente se tivesse vencido ou perdido, é de orgulho. Pelo trajeto que fizemos até aqui, pelo que os jogadores fizeram, a capacidade de jogar contra uma equipe forte e que conhecemos bem”, disse Paiva na entrevista pós-jogo.

No Campeonato Brasileiro, o Botafogo ocupa a 8ª colocação, com 18 pontos somados em 11 rodadas. A equipe segue viva em outras duas frentes: enfrentará a LDU, do Equador, nas oitavas da Libertadores, e o Bragantino, na mesma fase da Copa do Brasil.

Renato Paiva
Renato Paiva termina sua segunda passagem pelo futebol brasileiro. Em 2023, ele treinou o Bahia (Foto: Vítor Silva/ Botafogo)

Clube agradece e planeja novo ciclo

Em nota oficial divulgada em seu site e redes sociais, o Botafogo confirmou a saída do treinador e de seus auxiliares. “O Botafogo informa que Renato Paiva não é mais o técnico da equipe principal. A decisão foi comunicada ao profissional na noite deste domingo (29). O clube agradece Paiva e seus auxiliares pelos serviços prestados ao Glorioso nos últimos meses – com destaque para a vitória histórica contra o Paris Saint-Germain, na Copa do Mundo de Clubes, e a classificação para as oitavas de final da Libertadores e Copa do Brasil”, diz o comunicado.

O texto também informa que John Textor, investidor e dirigente da SAF alvinegra, junto com a diretoria do Departamento de Futebol, já iniciou a busca por um novo técnico. O objetivo é manter o time na disputa pelos títulos da temporada.

Leia também: Flamengo é eliminado pelo Bayern por 4 a 2 e se despede do Mundial

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também