O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 6 de dezembro de 2025
Rebaixamento

Crystal Palace é eliminado da Europa League por conflito de propriedade com Lyon

Textor, dono do Botafogo, possui propriedade das ações dos dois clubes

Pedro Paulo Lemespor Pedro Paulo Lemes em 11 de julho de 2025
john textor botafogo 1
Textor segue indignado desde a perda do título brasileiro de 2023 | Foto: Wagner Meier/Getty Images

O Crystal Palace está fora da Liga Europa da temporada 2025/26. A Uefa vetou a participação do clube inglês por conta do conflito de propriedade com o Lyon, da França — ambos controlados pelo empresário americano John Textor. Como os dois times garantiram classificação para a mesma competição, a entidade aplicou a regra que impede que equipes do mesmo dono disputem o mesmo torneio europeu.
Com isso, o Palace cai para a Liga Conferência, enquanto o Nottingham Forest deve ser promovido à Liga Europa. A decisão ainda não é oficial porque o clube londrino pretende recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS).
A situação ganhou novos capítulos nas últimas semanas. Textor anunciou a venda de sua participação (44,9%) no Palace ao bilionário Woody Johnson, dono do New York Jets. A transação, avaliada em cerca de R$ 1,4 milhão, ainda precisa do aval da Premier League e da federação local para ser efetivada.
A Uefa também chegou a adiar a decisão à espera de um possível rebaixamento do Lyon, que enfrentava problemas financeiros. Com a permanência do clube francês na Ligue 1, a sanção foi aplicada ao Crystal Palace.
O clube britânico havia se classificado para a Liga Europa após conquistar a FA Cup, vencendo o Manchester City na decisão. Em entrevista à rádio TalkSport, Textor negou interferência direta nas decisões esportivas e criticou a falta de integração entre os clubes sob seu guarda-chuva.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Futebol
Veja também