Após diagnóstico de hepatite A, noivo de Juliette grava campanha para o governo
Modelo passou uma semana internado após contrair hepatite A por alimento contaminado
O modelo Kaique Cerveny, 27, noivo da cantora Juliette Freire, é o novo rosto de uma campanha do Ministério da Saúde sobre a prevenção da hepatite A. A ação foi motivada pelo diagnóstico recente do modelo, que enfrentou a doença no mês de junho. Após apresentar sintomas como dores abdominais, febre, cansaço e olhos amarelados, ele ficou internado por cerca de uma semana.
Campanha do noivo de Juliette
Em recuperação, Kaique decidiu compartilhar sua experiência e reforçar a importância da prevenção. “Não é só o treino que tem que estar em dia. As vacinas também!”, afirma no vídeo publicado nas redes sociais.
A hepatite A é causada por um vírus transmitido principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados, por meio da via fecal-oral. No vídeo, o modelo esclarece que frutas, vegetais e outros itens consumidos crus devem ser bem higienizados com água tratada, clorada ou fervida. Alimentos como peixes, mariscos e frutos do mar devem ser bem cozidos antes do consumo.

Kaique também informa que, embora raro, é possível haver contágio por contato sexual. Por isso, recomenda o uso de preservativos. “Informação correta faz toda a diferença”, diz ele. A vacina contra a hepatite A está disponível gratuitamente na rede pública de saúde.
A campanha faz parte de uma ação de conscientização nacional, especialmente voltada para o mês de julho, quando o Ministério da Saúde intensifica ações educativas sobre hepatites virais. “Se você ainda não se vacinou, procure um postinho. É simples, gratuito e pode evitar tudo isso que eu passei”, finaliza o modelo na gravação.