O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Série B

Goiás vive sua melhor campanha no século e aposta na força fora de casa pelo acesso

Com aproveitamento de quase 70% e liderança entre visitantes, Esmeraldino abre sua maior vantagem no G-4

Davih Lacerdapor Davih Lacerda em 14 de julho de 2025

Vivendo um de seus melhores momentos na Série B do Campeonato Brasileiro, o Goiás vai construindo uma campanha sólida rumo ao acesso. Após 16 rodadas disputadas, o time esmeraldino soma 33 pontos, com 10 vitórias e um aproveitamento de 68,7%, números que o colocam na vice-liderança da competição, atrás apenas do Coritiba no saldo de gols.

Sendo assim, a melhor campanha do clube na era dos pontos corridos da Série B. Para efeito de comparação, em temporadas em que conquistou o acesso, o desempenho era inferior: em 2012, ocupava a 3ª colocação com 32 pontos; em 2018, estava apenas na 8ª posição com 24 pontos; e em 2021, era o 4º colocado, com 27.

Contagem regressiva ou cautela?

Apesar do embalo e da vantagem crescente sobre os adversários diretos, a palavra de ordem ainda é cautela. O Goiás encerra a rodada com o maior distanciamento em relação ao 5º colocado desde o início da Segundona: oito ou nove pontos, a depender do resultado entre Avaí e América-MG.

Caso o time mantenha a mesma pontuação no segundo turno, repetindo os 33 pontos atuais, atingirá 66 pontos ao fim da competição. Isso ultrapassaria o “número mágico” do acesso, geralmente estimado em 64 pontos, segundo os cálculos estatísticos das últimas edições do campeonato.

Goiás
Foto: Rosiron Rodrigues/GEC

Força fora de casa vira trunfo

Se no ano passado o desempenho como visitante foi um dos fatores que impediram o acesso alviverde, a história em 2025 tem sido diferente. O Goiás tem a melhor campanha da Série B jogando fora de casa, com 16 pontos conquistados em oito jogos.

A confirmação desse desempenho veio na última rodada, com uma vitória histórica diante do Athletico-PR, em Curitiba. O triunfo quebrou um jejum de 17 anos sem vencer o adversário na capital paranaense.

Serrinha vira sinal de alerta

Em contrapartida, o rendimento em casa tem oscilado. Nos dois compromissos mais recentes na Serrinha, o Goiás empatou com o Criciúma, que briga contra o rebaixamento, e foi derrotado pelo então lanterna Athletic.

Para manter a projeção de acesso, o Esmeraldino sabe que precisa recuperar a força como mandante. O próximo desafio será justamente diante da torcida: no sábado (19), às 16h, o Verdão recebe o Cuiabá, 9º colocado com 22 pontos, pela 17ª rodada da competição.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também