PF desarticula grupo que enviava drogas e armas de MT para GO, BA e RJ
Na terceira fase da Operação Escamotes, a Polícia Federal prendeu mais quatro integrantes da quadrilha e cumpriu mandados em Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso.
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (15) a terceira fase da Operação Escamotes, com foco em desarticular uma organização criminosa responsável por enviar drogas e armas de fogo de Mato Grosso para os estados de Goiás, Bahia e Rio de Janeiro. A ação foi autorizada pela 1ª Vara Criminal de Barra do Garças (MT) e incluiu o cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, além de quatro de prisão preventiva.
Desta vez, os alvos foram laranjas, transportadores, intermediadores e encomendadores de entorpecentes. As investigações revelaram que o grupo utilizava veículos alugados com fundos falsos para transportar o material ilícito. As saídas ocorriam de cidades do Mato Grosso, como Cuiabá, Várzea Grande e Sorriso.
Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias ligadas aos suspeitos e às empresas utilizadas pelo grupo. Também foram autorizadas quebras de sigilo bancário, fiscal e financeiro para aprofundar o rastreamento do dinheiro ilícito.
A operação começou em maio de 2024, quando a primeira fase resultou na prisão de líderes e transportadores da quadrilha. Na segunda fase, a PF focou em financiadores e gerenciadores do esquema. Com esta terceira etapa, a Polícia Federal já prendeu 15 suspeitos de forma preventiva e apreendeu bens, veículos, imóveis e valores que pertenciam ao grupo, minando a estrutura financeira da organização criminosa.
As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos e impedir o reagrupamento da quadrilha.
Leia mais: Jovem mãe é assassinada pelo ex-namorado na frente dos filhos em Águas Lindas de Goiás