Mais de 1.500 carretéis com cerol são apreendidos em Goiânia
Operação da Guarda Civil já retirou 773 km de linhas cortantes das ruas e intensifica fiscalização até o fim de agosto
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia já apreendeu 1.546 carretéis com linhas cortantes durante a 17ª Campanha Pipa Sem Cerol, em operação desde o dia 2 de junho. A ação segue até o fim de agosto com foco na conscientização de crianças, adolescentes e adultos sobre os riscos da prática. Até 7 de julho, foram retirados 773 quilômetros de linha potencialmente perigosa das ruas da capital.
As regiões Oeste e Noroeste lideram o ranking de apreensões, com 467 e 515 carretéis confiscados, respectivamente. Nas demais regiões da cidade, incluindo Centro, Sul, Sudeste, Sudoeste e Norte, foram apreendidos mais 564 materiais com cerol, linha chilena, indonésia ou nylon. O uso dessas substâncias, além de ilegal, representa risco direto a motociclistas, ciclistas e pedestres.
A campanha deste ano adota o tema “Diversão com segurança para todos! Voe livre, voe consciente!” e reforça a necessidade de prevenir acidentes durante o período de férias escolares, quando cresce o número de praticantes da atividade. Acidentes envolvendo linhas cortantes podem causar lesões graves e, em alguns casos, resultar em mortes.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153. A corporação orienta que a brincadeira aconteça em locais abertos, longe de fios elétricos, e recomenda o uso de equipamentos de proteção por quem circula de moto ou bicicleta.