O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Absurdo

Leo Lins faz piada sobre morte de Preta Gil e revolta público

Espetáculo tem celulares lacrados para evitar gravações

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 23 de julho de 2025
Foto de Capa 2025 07 23T182051.230
"Quem me processar vai morrer", diz Leo Lins após falar de Preta Gil. Foto: Divulgação

O humorista Leo Lins voltou a provocar polêmica após uma apresentação realizada no último domingo (20), em Niterói, no Rio de Janeiro. Durante o espetáculo, o artista teria feito uma piada envolvendo a cantora Preta Gil, poucas horas após a confirmação oficial de sua morte. Segundo relatos divulgados pelo portal IG, Lins mencionou a artista em meio a um comentário sobre processos judiciais movidos contra ele.

Durante o show, ao citar os nomes de pessoas que teriam ingressado com ações na Justiça contra ele, o comediante teria afirmado que todas elas “se ferraram de alguma forma”. Diante de gritos do público mencionando Preta Gil, Leo Lins teria completado: “Quem vier me processar vai pegar câncer e morrer”.

Repercussão nas redes sociais

As declarações atribuídas ao humorista geraram forte reação nas redes sociais. No X (antigo Twitter), internautas expressaram repúdio à fala e impulsionaram hashtags como “#CadeiaProLeoLins” e “#JustiçaPorPretaGil”. As manifestações online também cobraram providências legais diante da declaração feita no palco.

Até o momento, Leo Lins não se pronunciou oficialmente sobre o episódio. Também não houve confirmação, por parte da defesa do humorista, a respeito do conteúdo da fala divulgada. A família de Preta Gil não comentou publicamente a situação.

leo lins e preta gil 2787970
Após morte de Preta Gil, Leo Lins cita câncer em show. Foto: Divulgação

Histórico de condenação e censura de gravações

Leo Lins foi condenado a oito anos e três meses de prisão por piadas classificadas como discriminatórias. A decisão judicial ainda está sujeita a recursos. Desde então, ele tem adotado novas estratégias em seus espetáculos para evitar o vazamento de trechos dos shows, especialmente aqueles que abordam temas polêmicos.

No show intitulado Enterrado Vivo, o humorista aborda tópicos como escravidão, pedofilia, deficiência física e LGBTQIA+, além de mencionar nomes de figuras públicas, como Preta Gil e a influenciadora Thais Carla. Ambas já processaram o comediante em ocasiões anteriores.

Proibição de celulares nas apresentações

Para evitar novos registros e exposições nas redes, Leo Lins passou a adotar protocolos mais rígidos em suas apresentações. O público é orientado, logo na entrada, a lacrar os celulares em bolsas de segurança. Além disso, um aviso no telão reforça que gravações são proibidas, com base na legislação de direitos autorais.

A medida vem sendo aplicada como forma de conter a circulação de piadas e falas que poderiam gerar novos processos judiciais. A imprensa não tem acesso às apresentações e, segundo relatos, parte do conteúdo permanece inédito fora do ambiente dos shows.

A menção a Preta Gil ocorre poucos dias após a confirmação de sua morte, em decorrência de um câncer contra o qual lutava desde 2022. A cantora, que faleceu aos 49 anos, havia se afastado dos palcos desde o diagnóstico. A fala atribuída ao humorista gerou debates sobre os limites do humor e as implicações jurídicas e éticas de piadas feitas em contextos de luto e dor pública.

O Ministério Público ainda não se pronunciou sobre possíveis investigações envolvendo a nova fala de Leo Lins. Advogados especializados em direito penal e liberdade de expressão, consultados por veículos da imprensa, destacaram que a responsabilização depende da confirmação do conteúdo e da análise do contexto.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também