O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Segurança digital

Vazamento expõe dados de 11 milhões de usuários do Pix em sistema do CNJ

Incidente no Sisbajud não compromete senhas nem saldos, mas abre brecha para fraudes e alerta para desafios da cibersegurança pública

Luana Avelarpor Luana Avelar em 24 de julho de 2025
e2i7lvgylzf3gl51w96wr9409
Foto: Divulgação

O Banco Central do Brasil e o Conselho Nacional de Justiça confirmaram na última quarta-feira (23) o acesso indevido a dados de mais de 11 milhões de usuários do sistema financeiro nacional. O vazamento ocorreu entre os dias 20 e 21 de julho no sistema Sisbajud, ferramenta eletrônica usada pela Justiça para bloqueio de ativos em contas bancárias e gerida em parceria entre as duas instituições.

Segundo nota oficial, o incidente não envolveu informações protegidas por sigilo bancário, como senhas, saldos ou extratos. Os dados expostos são de natureza cadastral e incluem o nome do titular, chave Pix, instituição financeira, número da agência e da conta bancária. O Banco Central ressaltou que essas informações não possibilitam transações financeiras ou acesso direto às contas.

O problema foi identificado e corrigido, com o restabelecimento do sistema ainda no final de semana. A Polícia Federal e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados foram notificadas conforme prevê o artigo 48 da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, que exige comunicação formal em casos que possam gerar riscos significativos aos titulares.

Apesar de não envolver dados financeiros, o incidente acende um alerta sobre a possibilidade de fraudes e golpes baseados em informações básicas. O CNJ recomendou que os cidadãos redobrem a atenção com comunicações suspeitas e anunciou a criação de um canal exclusivo em seu site para que os usuários verifiquem se foram impactados.

A falha ocorre em um contexto de crescente preocupação com a segurança digital em órgãos públicos. O episódio reforça a necessidade de revisão constante das camadas de proteção cibernética e do cumprimento rigoroso das normas da LGPD.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também