O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Luto

Velório de Preta Gil fecha ruas no Rio e aguarda multidão

Cerimônia pública será realizada das 9h às 13h no Theatro Municipal do Rio

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 24 de julho de 2025
Foto de Capa 2025 07 24T192128.560
Preta Gil será velada no Theatro Municipal em cerimônia aberta ao público. Foto: Divulgação

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou um esquema especial de interdições no Centro da cidade para o cortejo e o velório da cantora Preta Gil, falecida na última quarta-feira (23), aos 50 anos. O corpo chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (24), vindo de Nova York, nos Estados Unidos, onde a artista realizava tratamento contra o câncer colorretal diagnosticado em janeiro de 2023.

O velório será realizado nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal, e será aberto ao público das 9h às 13h. Segundo informações do município, os bloqueios viários começam ainda nesta quinta-feira, a partir das 19h, e se estendem até as 18h de sexta.

Interdições no trânsito e vias afetadas

A avenida Treze de Maio terá o tráfego e o estacionamento proibidos em toda a sua extensão. Na sexta-feira, outras vias também serão impactadas. A rua Araújo Porto Alegre e a avenida Evaristo da Veiga, entre a rua Senador Dantas e a avenida Rio Branco, terão o estacionamento proibido. Já as ruas Manoel de Carvalho e Araújo Porto Alegre estarão totalmente interditadas para o tráfego de veículos.

Agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública estarão posicionados na região para ordenar o trânsito, garantir o deslocamento do cortejo e organizar a fila para o acesso do público ao Theatro Municipal.

Cortejo seguirá por trajeto em homenagem à cantora

preta gil
Corpo de Preta Gil chega ao Brasil. Foto: Divulgação

O cortejo com o corpo de Preta Gil será conduzido pelo Corpo de Bombeiros e passará pelo chamado Circuito de Blocos de Carnaval de Rua Preta Gil, trajeto que homenageia a cantora desde o início de 2024. A rota simbólica reforça a ligação da artista com o carnaval de rua do Rio e com a cultura popular.

Ao fim do cortejo, o corpo seguirá para o sepultamento no Cemitério da Penitência, localizado no bairro do Caju. Equipes de monitoramento e policiamento também foram mobilizadas para acompanhar todo o percurso.

O corpo da cantora chegou ao Brasil nas primeiras horas desta quinta-feira (24), por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. O voo partiu de Nova York na noite de quarta. Após os trâmites de liberação, a família iniciou o transporte até o Rio de Janeiro. A repatriação foi organizada pela família e acompanhada pelo pai de Preta, o cantor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil.

A cerimônia no Theatro Municipal foi definida como uma homenagem pública e simbólica à trajetória artística da cantora, que, além de uma carreira na música, também atuou como empresária, apresentadora e militante por causas sociais.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também